Camarão no Forno com Pimentos e Cebola com Maionese de Alho Assado e Pimentão Fumado


Hoje, dia mundial da alimentação e do pão, uma receita de camarão. Daquelas receitas simples e práticas para os jantares de todos os dias, mas também uma receita simples para receber amigos, para petiscar ao fim de semana, ou como uma entrada. 
Servi assim, simples, com a maionese e uma salada. Mas outra forma de servir poderia ser sem a maionese e envolvida em esparguete.
Espero que experimentem e celebrem o dia da alimentação com uma refeição caseira, com a família reunida à volta da mesa!

Ingredientes para 4 pessoas

3 pimentos não muito grandes
1 cebola
1 limão
4 dentes de alho
50g de bacon em cubinhos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de chá de pimentão fumado
1 kg de camarão cozido com casca

Maionese de alho assado e pimentão fumado
1 cabeça de alho assada (c        orte-a ao meio e asse-a embrulhada em papel de alumínio ao mesmo tempo que cozinha a mistura de pimentos, cebola e limão)
150g de maionese caseira ou de compra
1/2 colher de chá de pimentão fumado

Preparação:

Corte os pimentos em cubos não muito pequenos. Corte a cebola em meias luas e o limão em pedaços. Coloque o pimento, a cebola e o limão numa assadeira. Junte o bacon em cubos e os dentes de alho picados. Tempere de sal, pimenta, pimentão fumado, o tomilho e regue com azeite. Misture bem e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.
Entretanto descasque o camarão desxando apenas os rabinhos. Retire os legumes do forno e envolva bem. Junte o camarão e volte a mexer. Leve ao forno mais uns 5 minutos.
Prepare a maionese. Esprema o alho assado de modo a ficar com a polpa adocicada e junte na maionese, assim como o pimentão fumado (pode triturar tudo na maionese enquanto a faz, se fizer maionese caseira).
Sirva os camarões com a maionese e uma salada verde.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo07:46

    Uma sugestão bastante versátil, que pode ser petisco ou refeição.
    Fico com a sugestão, embora esta possa ter que ser adaptada, uma vez que ninguém lá de casa gosta de camarão, exceptuando eu.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante

    ResponderEliminar

Imprimir