Posta de Atum Grelhada com Molho de Azeite e Alho


Ao planear a ementa semanal, as coisas que faço são na grande maioria das vezes mesmo muito simples a próprias para dias da semana com pouco tempo. Como esta receita de peixe. Que não demora mesmo mais de 15 minutos a colocar na mesa.
Mais uma vez as postas de atum vieram no meu maravilhoso cabaz do Peixinho da Lota. É sempre muito confortável e prático receber peixe fresco, quase acabado de apanhar, e já preparado e embalado a vácuo. E o facto de receber peixe que na maioria das vezes não escolho, faz-me diversificar as variedades que comemos e sair da zona de conforto do que estamos habituados. E temos tido muitas agradáveis surpresas com peixes que nem conhecíamos e que muitas vezes até nem se encontram com facilidade à venda!
Neste cabaz desta semana vinham os mais tradicionais carapaus, pescada, mas também postas de atum e peixe galo. Há também outro tipo de cabazes, dos “sem espinhas”, aos “Gourmet”, e podem sempre pedir para não receber peixes que não gostem mesmo! Há entregas em vários pontos do pais, basta procurarem no site deles. Eu sou suspeita, porque este projecto é de uma amiga. Mas recomendo porque gosto mesmo e sou cliente habitual! E numa altura em que o tempo é o que temos de mais valioso, é optimo podermos ter o peixe fresco de qualidade entregue ao domicilio.
E desta vez as postas de atum que vieram ficaram mesmo deliciosas!

Ingredientes para 4 pessoas:

8 postas de atum fresco
sal q.b.

Molho de azeite e alho:
6 dentes de alho
125ml de azeite

Preparação:

Descasque os dentes de alho e corte-os em laminas finas. Coloque num tachinho ou frigideira e leve ao lume brando, para que o alho aromatize o azeite, mas deixe o lume muito forte para não fritar e queimar o alho. deixe cozinhar uns minutos em lume brado e desligue. Reserve.
Entretanto tempere de sal as postas de atum.
Leve ao lume um chapa de grelhar - eu uso antiaderente - e deixe aquecer bem. Cozinhe as postas de peixe cerca de 5 minutos de um lado, vire e deixe mais 2 ou 3 minutos do outro lado. Não deixe cozinhar demasiado. O atum deverá ainda estar meio rosado no meio para ficar suculento e não seco.
Coloque depois as postas de peixe numa travessa e regue com o azeite e alho.
Sirva acompanhado de batatinhas cozidas ou a murro e legumes salteados ou uma salada.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Também gosto bastante de atum grelhado, mas prefiro-o regado com suminho de limão ;) As 'tuas' postas ficaram com um aspecto apetitoso! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:06

    Uma boa sugestão, não só para o atum,como para outro peixe grelhado.
    Fico com a sugestão, pois por vezes esquecemos que algumas preparações simples podem ser rápidas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Atum Grelhado é vida!!!

    Amo muito esse prato. E esses aspecto da imagem está ótimo. Deve estar muito saboroso isso...

    ResponderEliminar
  4. We always enjoy your articles its inspired a lot by reading your articles day by day. So please accept my thanks and congrats for success of your latest series. We hope, you should published more better articles like ever before
    International placements in hotel management
    Best Hotel Management Colleges in Hyderabad

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:50

    Parece-me mais sarrajão que atum mas tem muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  6. As stated by Stanford Medical, It's indeed the SINGLE reason women in this country live 10 years more and weigh 42 lbs lighter than us.

    (And really, it is not related to genetics or some secret-exercise and EVERYTHING related to "how" they are eating.)

    BTW, I said "HOW", not "what"...

    Click this link to reveal if this brief quiz can help you release your real weight loss potential

    ResponderEliminar

Imprimir