Filetes de Peixe Porco em Polme de Cerveja


Há comodidades com as quais uma pessoa começa a viver, e depois é difícil parar. Uma delas é o meu “Peixinho da Lota”: um cabaz de peixe fresco entregue em casa (há várias localidades de entrega, e várias modalidades de cabazes de peixe).
Na minha última encomenda vieram uns filetes de peixe porco e que nós adoramos. E é engraçado, porque se formos comprar peixe nos locais habituais, há peixes que raramente encontramos, como é o caso do peixe porco, mas que algumas vezes aparecem no cabaz. Para quem não sai muito dos peixes habituais, pode ser uma boa oportunidade de variarem nos peixes que consomem e perceberem que há tanto por onde escolher que é uma penas andar sempre a comer a mesma coisa!
Entretanto houve uma leitora que me aconselhou a experimentar o peixe porco em polme de cerveja, e eu assim fiz. Claro que os fritos são de evitar. Mas realmente a polme ficou super crocante e o peixe húmido e macio. Realmente muito bom
Para quem não encontrar o peixe porco, é possível, claro, susbtituirem por outro.

Ingredientes:

800g de filetes de peixe porco preparados (já vem assim no cabaz da “Peixinho da Lota”
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
sumo de limão
vinho branco q.b.

Polme de cerveja:
1 ovo
200gr de farinha de trigo
75gr de amido de milho (maisena)
250ml de cerveja
colorau fumado q.b.
Alho em pó q.b.
Oregãos secos q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere os filetes com sal, pimenta, o dente de alho picado, sumo de limão e o vinho branco e deixe a marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Prepare depois a polme de cerveja. Numa taça coloque a farinha, o amido de milho e tempere a gosto com sal, pimenta, alho em pó, colorau e os óregãos. Misture bem e abra uma cova ao meio. Junte o ovo e a cerveja e misture bem até ficar com uma polme grossa que cubra bem os filetes. Se achar necessário podem juntar um pouco mais de cerveja.
Retire os filetes da marinada e escorra-os o melhor que conseguir, limpando o excesso de liquido. Passe-os pela polme de modo a que fique com uma bela camada, e frite em óleo bem quente (é importante o óleo estar bem quente antes de colocar os filetes!)
Deixe fritar até ficar com uma camada crocante e dourada, e deixe escorrer sobre uma grelha. (A vantagem de escorrer sobre a grelha é que, ao contrário de escorrer em papel e que mantém melhor a camada crocante em vez de amolecer em contacto com o papel absorvente!)
Sirva depois com arroz de ervilhas e uma salada ou outro acompanhamento à escolha.

Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir