Pães de Cachorro


Os meus filhos, influenciados por aquilo que vão vendo na televisão andavam a pedir “cachorros quentes” há já algum tempo. Raramente compro e comemos salsichas, mas acho que a máxima “nem sempre, nem nunca” é uma regra sensata e deve ser aplicada em quase todos os aspetos da nossa vida.
Posto isto, já que não faço as salsichas (já estive mais longe), fiz o pão dos cachorros. E realmente ficaram deliciosos! E fazem toda a diferença. Ficaram fofos, ligeiramente adocicados, e realmente elevaram os nossos cachorros a outro nível. Não são muito trabalhosos, é só preciso disponibilidade!
A receita é do Joshua Weissman, e é infalível. Se quiserem perceber melhor as voltas para fazerem o pão, ou tiverem dúvidas na explicação, aconselho a ver o video dele do Youtube, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TQNizn8eCbc



Ingredientes para 10 pães:

120ml de leite morno (usei bebida vegetal de aveia e também funcionou)
120ml de água morna
9g de levedura seca
525g de farinha
15g de açúcar
7g de sal
1 ovo
1 gema
35g de manteiga

Preparação:

Numa taça coloque o leite morno e a água e junte a levedura seca. Misture muito bem e deixe repousar alguns minutos.
Entretanto numa taça coloque a farinha, o açúcar, e o sal e misture bem. Pode depois usar uma batedeira com o gancho de massas, o robot de cozinha, ou amassar à mão. Junte a mistura de fermento à farinha, assim como o ovo inteiro e  gema,  e amasse até formar uma massa homogénea e lisa que de desprenda das paredes da taça. (Eu usei a bimby, e amassei 5 minutos na velocidade espiga). Ao fim desse tempo junte a manteiga e amassa até estar tudo incorporado, mas uns 2 minutos.
Forme uma bola com a massa e coloque numa taça. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
Ao fim desse tempo, vire a massa numa superfície enfarinhada e  forme 10 bolas do mesmo tamanho. Tape-as com um pano e deixe repousar 10 minutos. Forme depois cada bola num cilindro, com cerca de 12 cm de comprimento, e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, ligeiramente afastados, porque o objectivo é que se toquem depois de voltarem a levedar. Tape o tabuleiro e deixe levedar mais 45 minutos até voltarem a crescer.
Pincele-os depois com ovo batido com um pouco de água, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados.
Assim que saírem do forno, pincele-os com um pouco de manteiga derretida e deixe arrefecer antes de usar.
Forme depois o cachorro a seu gosto, usando os seus toppings favoritos. 
Poderá congelar os pãezinhos que sobrarem para usar noutra ocasião!

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Vou ter de testar com os meus três filhos no fim de semana! Acho que vai ser um mega sucesso!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    Grata pela partilha. Excelente ideia, como todas as tuas!
    Muita saúde!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir