Gelado de Maracujá


Basta começar o calor para começar aqui por casa a vontade de fazer gelados!
Há muito anos que tenho uma máquina de fazer gelados, desde quase o início do blogue. Uma daquelas máquina que se coloca a cuba no congelador durante pelo menos 24 horas, e depois tem um pequeno motor que faz rodar uma pá e, com a ajuda da cuba gelada permite fazer os nossos gelados caseiros.
Ao longo dos anos tenho feito vários gelados. Desde gelados mais tradicionais, com leite, natas e ovos, como sorvetes com calda de açúcar e fruta fresca, como algumas variantes diferentes. Claro que, em termos de cremosidade e resultado final, não há nada que chegue ao gelado mais tradicional. Uma base comum e apartar da qual se podem inventar e fazer todos os sabores que desejarmos.
Depois de várias tentativas, chego à conclusão que usar uma mistura de leite do dia gordo, natas e gemas é a melhor base de todas, o gelado mais cremoso e com menos cristais de gelo. E mesmo muitos semelhante aqueles que das delatarias de gelado tradicional vendem.
A partir daqui podem, sempre com o mesma receita base, criar as vossos sabores preferidos. E encontram aqui pelo blogue várias receitas para fazerem em casa gelados com e sem máquina.
Este de maracujá ficou divinal. E foi uma forma de aproveitar polpa de maracujá que estava congelada desde o verão passado.

Ingredientes para cerca de 500ml de gelado:

300ml de leite do dia gordo (tipo vigor)
200ml de natas frescas
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
3 gemas
90g de açúcar
polpa de cerca de 10 maracujás

Preparação:

Leve ao lume um tacho com o leite, as natas e a essência de baunilha, e deixe aquecer até levantar fervura. Retire e reserve.
Bata depois muito bem as gemas com o açúcar, e junte depois, aos poucos e poucos o leite quente. Acrescente a polpa de maracujá e envolva bem.
Leve a mistura de novo ao lume e, sem parar de mexer, deixe engrossar até que cubra as costas da colher de pau. Retire e passe a mistura por um coador de rede, de modo a eliminar as sementes do maracujá, e deixe depois arrefecer completamente  - no frigorífico de preferência - antes de colocar na máquina dos gelados. Coloque a mistura já fria na cuba da máquina e ligue-a, deixando-a misturar até que forme gelado e fique cremoso (na minha máquina demora cerca de 30 minutos) Retire depois o gelado da máquina e guarde numa caixa hermética no congelador até servir, pelo menos durante umas duas horas.
Para quem não tem máquina de gelados, o processo também é possível. Coloque depois de arrefecida a mistura numa taça ou caixa e leve ao congelador. de 1h30 em 1h30 retire a mistura e bata-a com um garfo ou até com a batedeira, de modo a quebrar os cristais de gelo. Repita o processo o tempo que for necessário até obter uma textura cremosa de gelado. 
Sirva depois a gosto.

Bom Apetite!

2 comentários :

Imprimir