Croquetes de Brócolos e Mozarella


Tinha aqui umas sobras de brócolos cozidos no frigorífico e decidi inventar um bocadinho fazendo uns croquetes de brócolos e mozarela.
Eu sei. Lá estou eu com esta mania de aproveitar e transformar tudo. E de não desperdiçar comida. Mas faz sempre sentido. E cada vez mais. Porque ligamos a televisão e ouvimos quantas pessoas estão a precisar de ajuda alimentar. Que perderam rendimentos e precisam de quem lhes dê uma mão. Faz ainda mais sentido que, nas nossas casas, em todas as casas se ensine e se perceba que os bens alimentares (e não só!) são para rentabilizar ao máximo. Que não é por um legume estar murcho ou amarelado que precisa de ir para o lixo. Não é por ter brócolos cozidos no frigorífico há 3 dias que têm de ir para o lixo. Que fazer comida contada e não sobrar, não é ser sumitico, mas sim ter noção das quantidades que a nossa família come, e nem sempre haver necessidade de ficar com comida a mais no frigorífico, que tantas vezes de estraga, se deixe passar, se esqueça no fundo da prateleira. Ter consciência disto não podia ser mais importante. Assim como passar a mensagem. Assim como aproveitar tudo!

Ingredientes para cerca de 8 croquetes:

150g de brócolos cozidos
4 colheres de sopa de farinha
1 clara de ovo
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
75g de mozarella ralada

Preparação:

Pique grosseiramente os brócolos com uma faca e coloque numa taça. Misture o dente de alho bem picadinho, a farinha, a calara de ovo e tempere de sal e pimenta. Amassa tudo com as mãos até obter uma mistura homogénea. Se sentir que não consegue formar os croquetes, poderá juntar um pouco mais de farinha, mas sem exagerar. Junte depois a mozarela e amasse um pouco mais.
Molde depois os croquetes (ter as mãos molhadas em água ajuda) e frite-os depois em óleo quente até que fiquem bem dourados.

Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir