Marmelos Bêbados


Foi um fim de semana intenso e muito Outonal. Receber amigos para uma noitada de pizzas caseiras. Um workshop no Porto, com casa cheia, muito calor humano e receitas simples e para confortar a alma. Mais uma tarde passada em casa com amigos muito especiais, onde mais uma vez a comida e cozinhar com a palavra de ordem. Muito obrigada por transformarem os meus fins de semana, ainda que de “trabalho” muito mas mesmo muito especiais.
De resto o Outono em grande. Kiwis, chuchus, diospiros, limões, castanhas, batata doce e claro, ainda os marmelos. Os últimos cá de casa.
Estes foram parar à panela, numa calda muito aromática com jeropiga, mel canela e anis, e fizeram uma sobremesa simples e deliciosa. Para variar das marmeladas e geleias, e mostrar que os marmelos ficam deliciosos em bolos, tartes e assim, em versão “marmelo bêbado”! 

E ainda há mais uns quantos workshops.
Estes sábado, ia 26 de Novembro, das 10h âs 13h,  vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de "Receitas para mesas de Festa". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com. (Atenças que acho que já há muito poucas vagas para 1 e para outro!)

Ingredientes para 4 pessoas:

2 marmelos grandes
200ml de jeropiga
100ml de água
50g de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pau de canela
1 estrela de anis

Preparação:

Lave e descasque os marmelos. Corte-os em quartos e retire-lhes os caroços. Coloque depois os marmelos num tacho e acrescente os restantes ingredientes.
Leve ao lume até que levante fervura e o açúcar e o mel derretam. Deixe depois cozinhar em lume brando, até que os marmelos estejam macios e o molho xaroposo.
Fica delicioso a acompanhar com gelado de baunilha, mas são muito bons só assim.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo12:54

    Uma ideia diferente e deliciosa! Costumo assar os marmelos no forno, com vinho do Porto ou outro licor, e também cozidos em calda aromática. São muito bons mornos ou frescos, simples ou com iogurte (normal ou grego, não açucarados).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. É uma ideia diferente,não servem só para fazer marmelada!Muito bom...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:53

    Parece delicioso! Eu tiro-lhe o chapéu porque consegue fazer tudo isso com dois filhos pequenos! Eu só tenho um e não consigo fazer nem metade nos meus fins de semana...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:51

    Pode fazer-se na panela de pressão, certo?

    ResponderEliminar

Imprimir