Geleia de Maçã e Canela


A aproximação de Dezembro e do Natal, faz com que os cabazes comecem, aos poucos e poucos a ganhar forma. 
As muitas maçãs acabaram em tartes e purés, que fomos comendo, e também num chutney e duma deliciosa geleia de maçã e canela que é uma óptima maneira de não desperdiçar nada, pois aproveitam apenas os caroços da maçã. Fui guardando os caroços de todas as maçãs - num saco no frigorífico - as que utilizei para os purés, tartes e afins, e depois, foi só fazer a geleia. 
É uma solução que evita o desperdício e que, com um pouco de açúcar se pode transformar num simpático presente de comer para o natal.
Ainda faltam algumas semanas para o natal, mas há que começar a “guardar” para a época festiva. Quem já começou a tratar do mesmo?

E continuam as inscrições para os workshops:
Em Coimbra, na Baking Day, no dia 6 de Novembro, das 10h às 13h, vamos fazer "Presentes de Comer" para vos inspirar para os cabazes de Natal. (Inscrições e informações para bakingday@hotmail.com)
No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para "Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar". O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para info@workshops-popup.com)

Ingredientes para cerca de 8 frascos de 150ml:

cerca de 600g de caroços de maçã
2 litros de água
1kg de açúcar
2 paus de canela

Preparação:

Num tacho coloque a água e os caroços de maçã e deixe ferver em lume brando, até o líquido ter reduzido para cerca de metade, e os caroços de maçã terem libertado a pectina. Coe depois essa mistura, com um coador fino ou através de uma gaze fina e meça o líquido (eu tinha cerca de 1,4 litros). Acrescente depois o açúcar e os paus de canela e leve novamente ao lume a ferver em lume brando até a geleia estar no ponto.
Coloque depois a geleia ainda quente em frascos previamente esterilizados, e coloque-os depois de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos. Guarde-os depois num local fresco e seco.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Não fazia ideia que podemos utilizar caroços... tenho tanto que aprender. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:01

    Tenho calda de uva congelada para fazer mais próximo do natal geleia de uva, e geleia de amoras.
    Tenho algumas duvidas com o chutney, que tipo de prato pode acompanhar um molho destes?
    Aida

    ResponderEliminar
  3. Adoro ter geleias em casa! A tua ficou com uma cor linda!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:29

    Uma geleia com um ar muito guloso!
    Já fiz uma, mas com cascas e caroços de marmelo e maçã, e ficou bastante aromática e com um tom de ouro fantástico!
    A geleia feita com as cascas (abacaxi ou ananás, já apresentada no blog) e caroços das frutas, como neste caso, são uma boa forma de aproveitar ao máximo as frutas. Por vezes, fervo as cascas e caroços, mas faço uma especie de "chá gelado fingido" de frutas.
    Já vi uma receita de ketchup em que usam os caroços das maçãs, não só para dar consistência como para reduzir o açúcar utilizado. Coze tudo, e depois é triturado/passado no passe vite, passado por um passador, para não ficar com pedaços.
    Também costumo aproveitar as cascas de citrinos, não só para cristalizar como para usar em doce, embora a preparação inicial leve um pouco de tempo (demolhar e cozer as cascas).
    Nada se perde, tudo se transforma. Bem...quase tudo!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir