Bolo de Chocolate e Espelta


Para finalizar a semana doce, e a pedido de muitas famílias, o bolo de chocolate que fiz para o Zé levar para a escola. 
Andou a semana inteira a dizer-me que queria um bolo de chocolate para levar para a escola, e um bolo de banana para casa, e não lhe podia negar este pedido. 
Os meus rapazinhos gostam de bolo e de bolachinhas que a mãe faz, e tenho tentado fazer melhores versões para eles. E o bolo que o Zé levou para cantar os parabéns com os amigos da escola, foi um bolo a pensar nisso mesmo, um bolo para ser comido pelos pequeninos, e adaptei a partir de uma receita de bolo de chocolate que faço há muitos anos. No fim ficou um bolo delicioso, e foi apreciado por todos os miúdos. O bolo de chocolate é, quase sempre, escolha acertada.
Aqui fica esta versão. E um bom fim de semana a todos.
Aproveito também para vos dizer, que se são utilizadores da Bimby, e da cookidoo (www.cookidoo.pt) podem encontrar uma colecção minha, com 13 receitas, disponível para descarregarem para as vossas Bimby. Espero que gostem tanto dessas receitas como eu, e também desta parceria com a Bimby, robot que demorou a conquistar-me, mas que agora faz parte das minhas rotinas semanais e é uma grande ajuda.

Ingredientes:

125g de manteiga
150g de chocolate com 74% cacau
160g de açúcar
100g de farinha de espelta
1colher chá de fermento em pó
6 ovos

50g de chocolate com 74% cacau + 1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Derreta o chocolate juntamente com a manteiga e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Misture-lhes o chocolate e a manteiga derretidas, a farinha previamente misturada com o fermento e as claras batidas em castelo mexendo sempre.
Coloque depois a mistura numa formo previamente untada e polvilhada e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos, ou até o bolo estar cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
Prepare a cobertura derretendo as 50g chocolate com a colher de sopa de manteiga e verta-a sobre o bolo frio.
Decore depois a gosto.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Cristina10:47

    Não sei o que é farinha de espelta, mas vou procurar... O bolo tem mesmo bom aspeto e parece delicioso.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina, a farinha de espelta é uma alternativa mais saudável à farinha convencional de trigo. Agora encontra-se à venda com alguma facilidade. Tenho usado em pão, mas tb em bolos. Experimenta e vais ver q gostas :) Bjinho.

      Eliminar
    2. Anónimo12:48

      Cristina,

      A espelta é uma espécie de trigo mais fácil de digerir que o trigo normal, e a sua farinha pode ser usada da mesma forma que a trigo normal. Há farinha de espelta normal e integral, encontrando-se à venda em supermercados/hipermercados na zona da comida saudável (a oferta pode depender dos supermercados - há no Aldi, na zona saudável/bio), lojas tipo Celeiro, supermercados biológicos, lojas de venda a granel.

      Espero que ajude,
      Sara Oliveira

      Eliminar
    3. Cristina22:44

      Muito obrigada a ambas :)

      Eliminar
  2. Mais uma das tuas sugestões que passa para o papel para fazer em breve :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  3. Que belissimo bolo. Ficou simples mas muito giro.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/bifanas-laminadas-com-pao-de-agua.html

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:40

    Aqui está um bolo que agrada a todos, e este ficou bastante bonito nesta forma!
    O Zé Maria tinha razão! Os bolos de chocolate agradam a todos e nem todos gostam de bolos com fruta (vejo isso com os meus sobrinhos, que só gostam de bolos simples sem creme).
    Estava curiosa com este bolo, e é bastante simples de fazer. Talvez apareça brevemente em casa, embora tenha a concorrência do bolo de banana!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir