Tarte Folhada de Maçã com Frutos Vermelhos


Eu disse que esta semana seria doce!
No aniversário do Zé, além do bolo e da fruta, fiz apenas mais duas sobremesas. Uma delas, o clássico de sempre, o leite-creme que todos gostam e que fica sempre bem. E além disso, e como tinha maçãs a estragarem-se na fruteira, optei por fazer uma tarte de maçã simples, esta enriquecida com frutos vermelhos.
Como a palavra de ordem nestas alturas é simplificar, porque há muito para fazer, em vez de fazer eu a massa, usei massa folhada de compra. Mas podem sempre optar por fazer uma massa quebrada caseira ou massa de galette (seria a minha escolha) em vez da massa já pronta.  De resto, a receita é muito simples, sem recheios ou coisas complicadas. Fruta e pouco mais. 

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Lisboa - 22 de Setembro - 15h Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 29 de Setembro - 15h Worshop Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar - 30 De Setembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

1 rolo de massa folhada
1 kg de maçãs
75g de mirtilos
75g de framboesas
2 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de açúcar + para polvilhar
sumo de limão q.b.

Preparação:

Desenrole a massa folhada e forre com ela uma tarteira de fundo amovível. Pique a massa com um garfo e leve-a ao forno previamente aquecido a 180ºC  cerca de 15 min. (Não se preocupe se a massa começar a empolar).
Entreanto descasque as maças, retire-lhes o caroço e corte-as em gomos grossos. Coloque as maças numa taça e regue com sumo de limão. Junte a farinha e o açúcar e envolva tudo muito bem.
Retire a massa do forno. Se esta tiver enfolado, com um pano limpo pressione a massa, de modo a que baixe. Coloque as maçãs sobre a massa pré cozinhada e por cima coloque os mirtilos e as framboesas.
Leve novamente ao lume, cerca de 35 minutos, até as maças estarem macias e a tarte ligeiramente dourada.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar para o prato de servir.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:34

    Esta é uma ideia muito prática e vistosa!
    Seja com a massa feita em casa ou com a de compra, dá sempre jeito ter estas ideias para usar a fruta.
    Costumo fazer algo parecido, especialmente quando tenho que usar a massa folhada (ou filo) comprada e que às vezes fica esquecida no frigorífico.
    De vez em quando saem algumas coisas: uma "galette" aldrabada de amoras silvestres com massa folhada (inspirada na "Galette de Amoras" publicada aqui no blog), folhadinhos de fruta (algumas vezes madura ou "murcha"), "strudel" aldrabado com massa filo de fruta (simples ou variadas, com ou sem frutos secos) - normalmente, são soluções rápidas para usar a fruta e as massas prestes a vencer o prazo, e "desenrascar" uma sobremesa rápida para apetites gulosos.
    A última "experiência" foram umas "bolachas tarte de fruta", em que usei uma massa simples de bolachas (parecia uma tarte de maçã que costumo fazer, em que tem uma base de massa em vez da "caixa"). Resultou bem, numa espécie de "mini tartes" em formato de bolacha. A ideia precisa de ser ajustada, mas é viável.
    As sobremesas com fruta são sempre bem vindas, e dão sempre um ar de frescura.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que linda e deliciosa tarte folhada!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima combinação :) Acho q já fiz algo assim parecido e ficou uma delícia :) Vou agora ler o post no teu outro blog ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Com ingredientes tão simples mas com um aspeto muito tentador ;) também costumo fazer a massa em casa mas realmente a massa folhada, além de muito prática, é bem mais gulosa :)
    Beijinhos
    http://acucarsal.blogspot.com

    ResponderEliminar

Imprimir