Coelho Assado à Antiga


Esta semana ainda só vai a meio, mas não está  a ser fácil. Apesar de nem sequer ter feito a minha preparação semanal, vale-me um frigorífico recheado com coisas que tinham sobrado do fim de semana e que, qause sem trabalho, têm permitido as nossas refeições nestes dias que têm sido caóticos.
Apesar de nesta semana nada de novo estar a sair desta cozinha - ainda - há sempre receitas de outros dias e semana melhores. E uma delas é esta receita de coelho assado que vos trago hoje, uma receita muito simples e tradicional de coelho assado, com temperos muito clássicos, e que é foi do agrado de todos. Aquele tipo de tempero tradicional que é igual para carne de porco, frango ou coelho.
Das receitas de assados que, na minha opinião, são a coisa mais simples e prática para todos os dias. Temperar, forno e jantar na mesa.

Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Porto - 24 de Novembro - 15h Workshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Mesas de Festa - ESGOTADO
Ovar - 25 de Novembro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

1 coelho inteiro partido em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de colorau
3 dentes de alho 
azeite q.b.
2 folhas de louro
200ml de vinho branco

Preparação:

Coloque o coelho numa assadeira e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o colorau, o louro partido e um pouco de azeite. Esfregue bem por todo o coleho, de modo a que fiquem bem coberto com o tempero.
Regue com o vinho branco, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC , bem tapado com papel de alumínio, cerca de 1h15. Ao fim desse tempo, retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 20 minutos para ficar tostadinho.
Sirva com acompanhamento a gosto.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Olá Joana,

    Também gosto muito de um assado simples...

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:32

    Mais uma ideia bastante prática e simples, como se quer!
    A carne de coelho é algo a que normalmente não se associa a assados, ou grelhados, mas é uma forma de variar a sua preparação, sem ser guisado/estufado.
    Apesar de deliciosa, é uma carne cujo consumo não é tão generalizado, como as outras. Talvez a questão cultural e a própria oferta de carne no talho/supermercados/hipermercados, condicionem um pouco o consumo desta carne.
    Vai ser algo para experimentar, assim como uma ideia que vi no Cinco Quartos de Laranja - carne de coelho cozida e desfiada para uma refeição. A ver se começo a consumir mais carne de coelho, para variar as outras.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:44

      Mas para comentar uma receita,é preciso um testamento??? Gabo a paciência à dona do blog!! Conta a vida toda...

      Eliminar
    2. Anónimo22:10

      Caro anónimo,

      Se os meus comentários o incomodam, passe em frente e ignore sff. E já agora, se fosse a contar a vida toda, seria algo que iria levar demasiado tempo. E aí sim, gabaria a paciência de quem o fosse ler.

      Sara Oliveira

      Eliminar
  3. Também gosto :) Simplicidade no dia-a-dia é a palavra de ordem ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Imprimir