Frango Tandoori no Tacho


Adoro esta altura do ano. Adoro o tempo frio, as pantufas e as meias e as lareiras acesas. Não me importo que escureça cedo, nem da chuva - principalmente se não tiver que sair para levar ou buscar miúdos à escola. Adoro dias frios e com sol em que de pode passear, e adoro esta aproximação do Natal.
É sempre a altura do ano em que tenho mais trabalho, mas solicitações, mais workshops, mas como diz o Miguel, já nem sei viver sem este “stress” quase constante de mal ter fins de semana livres até aos meus anos, de começar a queixar-me que não vou conseguir fazer tudo o que quero, e de estar a ficar preocupada porque ainda não comprei os presentes de natal todos. (Para quem não sabe eu faço questão de ter os presentes todos comprados a 1 de Dezembro! Para depois me poder dedicar “calmamente” a fazer os meus presentes de natal e coisas com os miúdos!)
Sei que estamos a 8 de Novembro e eu a pensar em workshops de Natal. E nas actividades com os miúdos para o calendário de advento. E na festa dos meus 40 anos, e até a planear o fim de ano. Estamos a 8 de Novembro e eu já a panicar com o tempo que vai ser - como habitualmente - curto para tudo. Porque na minha cabeça, há uma pequena sirene a dizer “JÁ ESTAMOS A 8 DE NOVEMBRO”. 
Pois bem. Mesmo assim, adoro esta altura do ano. E à medida que os dias avançam, gosto cada vez mais. Porque adoro a magia que tento passar aos meus miúdos nesta época. Adoro que as pessoas me procurem em busca de receitas diferentes para receber a família e os amigos. Adoro poder perder-me a fazer presentes de comer e presentes que eu considero especiais.
Para quem não gosta assim tanto como eu, e acha que ainda falta muito para o Natal, e que é demasiado precoce estarmos a falar nisso, fiquem então com a receita de um frango Tandoori, que nos leva até outras paragens e nos afasta a ideia do natal.

Próximo Workshop - Ultimas vagas
Tema: Receitas quentes para Dias Frios

Lisboa - 10 de Novembro - 11h30 Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com


Ingredientes para quatro pessoas:

1 frango grande partido em pedaços (de preferência frango do campo)
4 colheres de chá de mistura tandoori (encontram em lojas de produtos indianos, mas também em alguns supermercados, como o Aldi a mistura já feita)
1 colher de chá de sementes de coentros
azeite q.b.
2 cebolas grandes
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
1 molho de coentros pequeno
150g de iogurte grego ou iogurte natural ou até kefir
2 ceboletas (spring onions) - opcional

Preparação:

Leve ao lume um tacho grande e largo com um pouco de azeite, as folhas de louro e as cebolas picadas finamente e deixe refogar uns minutos. Junte depois o frango (com a pele virada para baixo) e deixe cozinhar para que esta comece a dourar. Junte depois a mistura tandoori, as sementes de coentros, os coentros bem picadinhos e tempere também com sal e pimenta a gosto. Envolva bem todos os temperos, baixe o lume e deixe estufar cerca de 45 minutos ou até estar macio.
Ao fim desse tempo, vire o frango, de modo a que a pele fique virada para cima, e leve o tacho ao forno aquecido a 180ºC durante mais 15 minutos, apenas para tostar a pele.
Retire do lume e envolva o iogurte.
Polvilhe com as ceboletas picadas e sirva de imediato com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:52

    Já estava curiosa com este frango, quando vi na sua preparação semanal!
    Apesar de gostar de especiarias, ainda sou um pouco "tímida" (ou mesmo comedida) no seu uso, tanto em salgados como em doces, por via dos hábitos de casa.
    Vai ser algo para experimentar e variar do frango de caril, e ver ser alargo as opções de "outras paragens".
    Quanto à aproximação do Natal, dos seus anos, passagem do ano, e outros assuntos, é normal a sua preocupação. O tempo passa demasiado depressa e quando damos por isso "já era"! No entanto, quem corre por gosto não cansa!
    Deixo um conselho, e que também aplico em mim: tente simplificar os processos (dentro do possível) e não tente ficar refém da lista "interminável" de tarefas (poderá haver tarefas que poderão ficar em segundo plano - fazer algo à pressa e mal feito, pode dar azo a ter que repetir tudo de novo, duplicando o trabalho).
    Vamos com calma, não "panique" antes do tempo, que a entrada nos "enta" requer "preparação psicológica"!
    E já agora, bem vinda ao clube dos "enta", assim que entramos já ninguém nos "aguenta"! (risos)

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,

    Também estava curiosa com esse frango desde que vi a Meal Prep no outro blogue. Obrigada pela partilha!

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:49

    Bom dia,

    Tenho ouvido falar muito deste tandoori mas, embora me pareça interessante, não penso experimentar.

    Não vou especificamente á procura dessa mistura, de que posso nem gostar. Prefiro utilizar o tempero pronto, também sugestão da Joana.

    Fica muito bom e é muito prático.

    Quanto á preparação para o Natal, parece-me ser a altura certa. Eu já ando em "modo Natal" desde Junho. Tenho feito os presentes e, para não andar a correr, já há muita coisa feita.

    Assim, não se perde o gozo de fazermos nós. E temos tempo para mais alguma coisa que apareça.

    Obrigada pelas sugestões/apresentações.

    Votos de boa semana e fim - de - semana,

    Maria Correia

    ResponderEliminar
  4. Sou uma pessoa totalmente ao contrário,não gosto nada do frio,dos dias pequenos e para mim o Natal começa a 1 de Dezembro.

    ResponderEliminar
  5. Estou com vontade de experimentar mas não é preciso nenhum líquido para não ficar seco? E não gostamos de coentros podemos substituir?

    ResponderEliminar

Imprimir