Sopa Cremosa de Legumes e Espinafres



Não tinha por habito partilhar aqui as minhas receitas de sopa, mas recebo sempre tantas questões sobre a sopa, que me faz todo o sentido ir partilhando algumas receitas por aqui. Eu faço sempre a sopa na bimby, e faço suar os legumes primeiro. A sopa fica mais saborosa. E como gostamos dela bem cremosa, trituro-a muito até ficar ao nosso gosto. Mas é sempre algo que podem adaptar ao vosso gosto.

Deixo a indicação de como podem fazer na bimby e no tacho, porque sei que há quem não consiga acertar bem nessa coisa de adaptar as nossas receitas à bimby.

Espero que seja uma ajuda.


Ingredientes para cerca de 2 litros de sopa:


2 batatas doce pequenas

1 courgete média

350g de floretes de couve flor

2 cenouras médias

150g de espinafres baby

sal q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Lave bem os legumes. Corte a courgete em pedaços (se for muito grande, convém tirar a casca e as sementes interiores, pois pode amargar a sopa! Corte também a cenoura (eu não descasco, lavo apenas muito bem e uso com a casca!), e descasque e corte em cubos a batata doce, e separe a couve flor em raminhos.

Coloque um pouco de azeite no fundo de um tacho (ou da bimby) e coloque todos os legumes menos os espinafres. Deixe refogar um pouco, em lume brando e com a tampa, mexendo de vez em quando. (Na bimby, coloco a 100ºC, 15m, velocidade colher - sem água, só os legumes e azeite).

Ao fim desse tempo, cubra os legumes com água, só mesmo até cobrir, acrescente os espinafres, tempere de sal, e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. (Na bimby, mais 15m, temperatura 100ºC, velocidade colher) Quando os legumes estiverem macios, triture a sopa até que fique bem cremosa (Na Bimby triturar 1 minuto, velocidade 10 )

Acrescente agora água, se necessário até a sopa ficar com a consistência desejada - cremosa, mas não muito grossa - e deixe levantar fervura. Retifique de sal. (Na bimby, acrescente também agua até a sopa ter a consistência desejada e retifique de sal e deixe cozinhar mais 5 minutos, 100ºC, velocidade colher).

Sirva quente.


Bom Apetite!


4 comentários :

  1. Anónimo11:01

    Apesar de ser algo simples e básico, as sopas são, para algumas pessoas, uma pequena "complicação" em termos de combinações de legumes e vegetais.
    Há uma tendência para tentar colocar tudo na sopa, mas está acabará por saber sempre ao mesmo, criando alguma monotonia e "aversão" à mesma.
    Mantendo a combinação simples, tal como as sopas dos bebés, cria-se uma forma de fazer combinações variadas, e não cansar o paladar.
    E sim, suar os legumes em azeite (e depois juntar a água), torna a sopa diferente do que cozer tudo em água. Já fiz a mesma sopa das duas formas, e o resultado é diferente, termos de paladar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Suar os legumes na Bimby sem água? Nunca experimentei. Não há perigo de a Bimby sem líquido se estragar?

    ResponderEliminar
  3. Financiamento honesto e rápido
    Você precisa de crédito por um projeto ou desenvolver suas atividades.
    Somos uma instituição financeira, damos empréstimos a indivíduos e empresas em dificuldade financeira e todas as pessoas capazes de respeitar nossas cláusulas. Contato somente por e-mail (durantdelphine1@gmail.com) para se beneficiar da nossa assistência financeira.
    Nossas condições de empréstimo são simples e bem definidas.
    Com uma taxa de juros de 3%, servimos indivíduos de € 5.000 a € 20.000.000.
    Se você precisar de um empréstimo ou investimento para realizar projetos como:
    * Empréstimo pessoal
    * Empréstimo de dinheiro comercial
    * Empréstimo precário, rápido e simples ...
    Contate o Sra. Delphine
    durantdelphine1@gmail.com
    Nosso sucesso no trabalho é 100%

    ResponderEliminar

Imprimir