Arroz de Terra e Mar

Na verdade uma espécie de arroz à Valenciana, um bocadinho simplificado pelos ingredientes que utilizei, mas que ainda me levou numa rápida ida às compras.

A pesar de planear sempre a ementa semanal, deixo o fim de semana sempre muito livre, pois nunca sei muito bem os nossos planos, ou há planos sempre de ultima hora. Não tinha nada previsto para domingo, mas no sábado chegamos já tarde a casa, e lá me esqueci de deixar alguma coisa a descongelar para o almoço. De manhã não estava com muitas ideias acerca do que cozinhar, o Miguel ainda sugerir ir almoçar fora, mas não estava com grande vontade. Também me sugerir fazer um arroz à valenciana, uma paelha, ou arroz de cabidela! Obviamente que estava com desejos de arroz! Tinha quase tudo para uma espécie de arroz à valenciana, mesmo a parte de peixe e marisco. Mas não me deixei demover. Rápida ida às compras para trazer camarão cozido, lulas congeladas e um chouriço. E assim nasceu o arroz do almoço de domingo!



Ingredientes para 6 pessoas:


1,5 chávenas de arroz basmati

500g de camarão cozido* (aproveite as cascas para fazer caldo de camarão para depois juntar ao arroz)

1 chouriço

10 lulas pequenas

250g de carne de porco em cubinhos

1 pimento vermelho

1 chávena de ervilhas

sal e pimenta q.b.

2 chávenas de caldo caseiro de peixe ou camarão* 

1 cebola

2 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de massa de pimentão

azeite q.b.

50ml de vinho branco

1 folha de louro

coentros picados q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar juntamente com o louro e o azeite num tacho largo. Corte o chouriço em rodelas finas e junte à cebola assim que ela começar a dourar. Envolva bem. 

Junte depois a massa de pimentão, o pimento em tiras (guarde alguns pedaços para decoração) e a carne de porco  e deixe cozinhar uns minutos. Acrescente o vinho branco, e deixe cozinhar até que esteja evaporado.

Adicione agora o arroz, as lulas em rodelas e as ervilhas e envolva bem no refogado. Acrescente o caldo de peixe ou camarão e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura, reduza para o mínimo, tape e deixe cozinhar até que o liquido tenha evaporado. Desligue o lume, envolva os camarões previamente descascados (deixe uns para decorar), volte a tapar e deixe repousar uns minutos.

Coloque depois o arroz numa travessa e decore com os camarões reservados, as tiras de pimento também reservadas e polvilhe com os coentros picados!

Sirva de imediato!


Bom Apetite!


6 comentários :

  1. Delicia,. Deixou-me com água na boca.
    .
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:15

    Olá Joana, não venho comentar a receita, embora pareça deliciosa,queria apenas perguntar se desistiu de publicar no blog "a economia cá de casa "?. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi boa tarde. Tudo bem? Sou brasileiro e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número 6722. Receitas maravilhosas parabéns.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:59

    Está com um aspecto divinal, Joana! Ao fim de tantos anos ainda me consegue fazer crescer água na boca! Helena

    ResponderEliminar
  5. Maravilhoso, Joana! Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Óptimo aspecto!!! Nem quero imaginar o sabor, deve estar divinal...beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir