Enroladinhos de Maçã e Canela com Queijo Creme



Fim de semana à porta! 

E em véspera de fim de semana que se avizinha de chuva e de frio, nada melhor do que uma receita reconfortante que precise de tempo e de amor. Numa altura em que somos “chamados” a ficar em casa, a voltarmos a resguardarmo-nos, esta é a receita ideal para fazer. Demora um bocadinho e dá mais trabalho que que o habitual ,mas vale muito a pena.

Podem sempre congelar uma parte - sem a cobertura - e depois irem tirando para os comerem sempre fofinhos! Mas se forem gulosos, acho que desaparecem todos num instante.

Esta era uma das receitas do meu Workshop de Outono, que faz sentido partilhar assim, aqui e agora para todos os que quiserem fazer!

Bom fim de semana!


Ingredientes:


Massa - Chávena usada com 225ml de capacidade


1 chávena de leite ou bebida vegetal

3 colheres de sopa de manteiga

3  + 1/2 chávena de farinha

1/2 chávena de açúcar

1 ovo

1 saqueta de levedura seca (7g) 

1 pitada de sal


Recheio de Maçã

4 a 6 maçãs

1 colher de sopa de açúcar

sumo de limão q.b.


Recheio de Manteiga de Canela

75g de manteiga

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de canela


200g de queijo creme

2 colheres de sopa de açúcar em pó



Preparação:


Comece por preparar a massa. Numa taça misture o leite juntamente com a manteiga e leve ao microondas a derreter cerca de 40 segundos. Misture bem e acrescente a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e uma pitada de sal. Amasse bem com a ajuda de uma batedeira eléctrica (ou na máquina de pão ou na bimby na velocidade espiga 5 minutos) cerca de 10 minutos. Se a massa estiver ainda muito molhada e peganhenta acrescente, aos poucos, um pouco mais de farinha até a massa ter uma consistência mais seca. Forme uma bola e deixe repousar a massa tapada com um pano até dobrar de volume. (Cerca de 1h30)

Entretanto descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em pedaços. Coloque-as numa panela com 1 colher de sopa de açúcar e um pouco de sumo de limão e leve ao lume, tapadas, até as maças estarem bem cozidas. Não é preciso juntar água, mas convém ir mexendo de vez em quando para não agarrar. Depois de cozidas reduza a puré com um esmagador manual ou garfo e deixe arrefecer completamente antes de usar.

Prepare também o  recheio de manteiga com o açúcar e a canela.

Depois da massa ter levedado coloque-a numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estenda-a até obter um rectângulo. Cubra a massa com o recheio de manteiga e canela, e depois com o de maçã e, começando pela parte mais larga do rectângulo de massa, vá enrolando a massa até ficar com uma espécie de uma torta. 

Com uma faca afiada corte as pontas da massa e depois corte o rolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Coloque-as depois num tabuleiro untado com um pouco de manteiga - não precisa de as deixar muito afastadas, pois não faz mal se as fatias se colarem. Tape os tabuleiros com um pano e deixe novamente levedar mais 40 minutos.

Ao fim desse tempo leve os caracóis doces a cozinhar em forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire depois do forno e deixe arrefecer um pouco antes de   os desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Cubra-os depois com a mistura de queijo creme batido com o açúcar em pó.


Bom Apetite!


2 comentários :

Imprimir