Sushi de Tabuleiro




Vi várias versões de sushi, semelhantes a esta pelo instagram fora. Uma versão descomplicada, onde não é preciso enrolar nada e se monta o sushi por camadas que depois de desenformam, cortando em pedaços. 

Esta simplificação torna esta receita muito mais prática e super possível de fazer num normal jantar da semana como fiz aqui em casa.

Usei o que tinha por cá - e usei lombos de salmão congelados, que deixei descongelar primeiro e depois cortei em fatias finas, abacate e pouco mais. Mas usem o que mais gostarem e o que tiverem por casa, fazendo as vossas próprias combinações e criando o sushi de tabuleiro a vosso gosto. 

Para quem nunca se aventurou porque enrolar às vezes é um desafio, esta versão pode bem ser a maneira mais simples de começarem.

Actualmente é muito simples de encontrarem todos os ingredientes em qualquer supermercado, portanto é só não terem medo de se aventurarem!

(Aqui no blogue encontram também ideias para o sushi enrolado homemade. E até uma versão com douradinhos)


Ingredientes para 4 pessoas:


350g de arroz para sushi

60ml de vinagre de arroz

50g de açúcar

2 folhas de alga Nori

150g de queijo creme

1 colher de chá de shiracha ou outro picante a gosto - opcional

250g de lombos de salmão previamente congelado e depois descongelado - se preferir salmão fumado

2 abacates

Molho de soja a gosto

Molho agridoce a gosto

Cebolinho ou coentros q.b.

Sementes de sésamo q.b.


Preparação:


Comece por preparar o arroz. Lave bem o arroz de sushi até a agua sair transparente e coza-o, sem sal, numa panela com água a ferver. A quantidade de água depende do arroz, por isso sugiro mesmo que siga a quantidade indicada no pacote do arroz de sushi que comprar. Numa tacinha misture um pouco de sal, o açúcar e o vinagre e deixe dissolver bem. Assim que o arroz esteja cozinhado, retire para um tabuleiro ou travessa, e regue-o com a mistura de vinagre e açúcar, as sementes de sésamo pretas e envolva bem. Tape o arroz com um pano húmido e deixe arrefecer antes de usar. (Também pode cozer o arroz de sushi na bimby. Depois de lavado o arroz, coloque-o no cesto. Encha o copo da bimby com 1200g de água , coloque o cesto com o arroz e ligue 20m/100ºC/velocidade 4. Depois retire o arroz para um tabuleiro ou travessa e siga as mesmas indicações)

Se usar usar salmão fresco, corte-o depois com a ajuda de uma faca em fatias finas. Reserve. Corte também os abacates em fatias. Reserve.

Misture o queijo creme com a shiracha.

Forre depois um tabuleiro ou pirex com película aderente. Sobre a película coloque o salmão de modo a cobrir toda a superfície. Cubra depois o salmão com o abacate e cubra depois tudo com uma camada fina de queijo creme. Use uma espátula apara cobrir tudo uniformemente.

Por cima do queijo creme coloque o arroz. Use as mãos húmidas espalhe o arroz uniformemente sobre todo o tabuleiro. Cubra depois o arroz com a alga nori.

Vire depois o pirex para uma tábua ou travessa e desenforme.

A alga ficará por baixo e o salmão por cima.

Decore depois o salmão com sementes de sésamo, um pouco de molho agridoce e o cebolinho picado.

Corte depois o sushi em cubinhos e sirva com molho de soja.

Sinta-se à vontade para usar outros ingredientes a gosto e criar as suas combinações preferidas.


Bom Apetite!


Massinhas Guisadas com Feijão e Couve




No dia da nossa refeição sem carne nem peixe, algo super reconfortante, perfeito para dias frios e chuvosos. Uma receita que me lembra os meus avós e que tenho a certeza de que eles iriam gostar muito.

Comemos com ovos, mas lembrei-me logo que era a comida ideal para comer com morcela - e tenho a certeza que ficará essa combinação para outro dia!


Ingredientes para 4 pessoas:


125g de massa cotovelinhos

300g de feijão cozido com o caldo

2 cenouras

200g de couve em juliana grossa

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

Água q.b.

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Acrescente depois a polpa de tomate (e se gostar um golinho de vinho branco) e envolva bem. Junte as cenouras em cubinhos pequenos, a couve, o feijão e o caldo e as mansinhas e envolva tudo muito bem. Acrescente água cobrindo tudo e retifique de sal e pimenta.

Deixe cozinhar em lume brando e se necessário acrescente um pouco mais de água. Deixe cozinhar até a massa estar cozinhada.

Sirva com acompanhamento a gosto: ovos estrelados, morcela cozida, carne grelhada ou assada….


Bom Apetite!


Coxas de Frango com Amêndoas à Chinesa



A semana tem direito a refeições cheias de sabor. Começamos por uma receita de inspiração chinesa, a lembrar muito o clássico frango com amêndoas, mas numa versão caseira, perfeita para preparar nos jantares da semana e que também aquece muito bem para a marmita do dia seguinte. Se sobrar para isso.

Foi um sucesso aqui em casa.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de coxas de frango desossadas e sem pele cortada sem pedaços pequenos

Sal e pimenta q.b.

2 cenouras

1 cebola

Óleo de sésamo q.b.

1 colher de sopa de farinha maisena

4 colheres de sopa de molho de soja

125g de amêndoas torradas

3 dentes de alho

1 colher de sopa de mel

1 colher de sobremesa de óleo de sésamo tostado


Preparação:


Faça uma marinada com as coxas de frango cortada em pedaços, sal e pimenta q.b., a farinha maisena, o molho de soja, os alhos picados, o mel, o óleo de sésamo tostado e um pouco de água. Reserve.

Entretanto corte a cebola em meias luas e as cenouras em juliana fina e leve ao lume numa frigideira com um pouco de óleo de sésamo, tempere de sal e deixe saltear ate que fiquem macias. Retire e reserve.

Na mesma frigideira acrescente um fio de óleo de sésamo, deixe aquecer e junte a carne e a Marina e deixe saltear uns minutos até a carne ficar macia. Acrescente um pouco mais de água e retifique de sal e cozinhe em lume brando, sem parar de mexer até o molho engrossar.

Acrescente a cenoura e a cebola, as amêndoas torradas e envolva tudo, deixando cozinhar mais um minuto.

Sirva  com arroz branco.


Bom Apetite!


Legumes Salteados com Parmesão



Foi mais um sábado de festa para comemorar os 8 anos da Benedita. Tivemos a casa cheia de amigos e família e foi mais um dia memorável. Fizemos todas as nossas receitas clássica e habituais que sabemos que todos gostam, e foram todas muito bem recebidas.

Hoje por aqui partilho algo que não tem nada a ver. Uns legumes salteados com queijo parmesão que ficaram diferentes do habitual e podem ser uma boa opção para variar os acompanhamentos de todos os dias.


Ingredientes:


500g mistura de legumes congelados (mistura de cenoura, brócolos e couve flor)

3 dentes de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

75g de queijo parmesão ralado


Preparação:


Sem descongelar, coza os legumes a vapor ou em água temperada de sal e escorra bem. Não os deixe ficar demasiado cozidos.

Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite. Acrescente os dentes de alho picados e acrescente também os legumes cozidos, deixando saltear. Tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta e acrescente o queijo ralado.

Deixe saltear mais um pouco, sem parar de mexer de modo a que o queijo derreta.

Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou frango assado.


Bom Apetite!


Imprimir