Choux de Queijo

Tenho feito algumas vezes estes pequenos choux! São uma optima entrada sevidos ainda morninhos.
A receita é da Maria de Lurdes Modesto, portanto podem estar certos que saem mesmo bem!
Mais uma sugestão para servirem aos vossos convidados nestas épocas festivas!

Ingredientes:

2,5dl de água
175g de farinha
75g de margarina
1 tira de casca de limão
4 a 5 ovos
150g de queijo gruyère ralado em fio (ou outro da vossa preferência)
sal q.b.

Preparação:

Num tacho de fundo espesso, deite a água, a margarina, a casca de limão e um pouco de sal. Leve ao lume, deixe levantar fervura e derreter a margarina. Retire do calor e, imediatamente, de uma só vez, junte a farinha previamente peneirada. Mexa com a colher de pau e, quando à volta dela se formar uma bola, leve novamente o recipiente ao lume e, mexendo deixe a massa secar um pouco (no fundo deve ver-se uma ligeira película).
Deite a massa no robot multiusos, equipe-o com a hélice de metal ou de plástico, accione-o, deixando escapar o vapor, e assim que sentir a massa apenas morna, junte os ovos, um a um, batendo. O ovo seguinte só deve ser adicionado à massa depois do anterior ter sido absorvido. Finalmente, misture o queijo ralado sem bater.
Deite a massa num saco de pasteleiro munido de um bico liso e desenhe montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel antiaderente. Espalhe o queijo que resta sobre os montinhos e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC.
Se os choux começarem a alourar muito, reduza o calor, mas deixe-os bem secos. Isto reconhece-se deixando cair um sobre a mesa: o som deve ser seco e não devem perder volume.
Sirva-os ainda quentes!

Nota – Podem congelar-se depois de cozidos e serem aquecidos na altura de comer, introduzindo-os em forno bem quente ainda congelados.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo03:11

    Queria fazer um pedido, que se for possível atender, agradeço desde já. Tenho visto na net, variadas receitas de "bôla de carne", mas sinceramente ainda não vi nenhuma que me convencesse, por isso lembrei-me de te perguntar, se sugeres alguma, que não seja complicada de fazer e que seja igualmente deliciosa. Isto porque a minha filhota, ADORA esta iguaria e eu queria-lhe fazer uma surpresa. Bjinho:)

    ResponderEliminar
  2. eu tenho aqui uma....
    Vai a http://paracozinhar.blogspot.com/2006/11/bola-de-carnes.html
    Espero ajudar...é a que eu faço sempre e sai sempre bem!

    ResponderEliminar

Imprimir