Bolos Húmidos de Chocolate com Gelado caseiro de Café

Foi já há algum tempo que preparei esta receita, mas só agora a resolvi publicar. Parece-me a sobremesa ideal para um Jantar de Fim de Ano, sendo por isso esta a altura ideal para ela.
Não dá muito trabalho, mas requer preparação prévia de cerca de 24h por causa do gelado. Acho que podem optar por gelado de compra se não quiserem ter tanto trabalho, mas devo dizer que este gelado fica muito saboroso e cremoso!
A combinação do bolo ainda morno (que deve ser assim servido para não perder o seu centro húmido característico) de sabor intenso a chocolate, com o gelado frio de sabor leve a café é divinal... Um autêntico manjar dos Deuses Gulosos!
A receita original é da Williams-Sonoma, eu fiz apenas pequenas alterações!

Ingredientes para o Gelado de Café:

1 pacote de Natas especiais para bater
1 pacote de Natas de longa duração
1 colher de sopa de Mokambo
1 colher de sobremesa de essência de Baunilha
4 gemas de ovo
120 gr de açúcar

Ingredientes para os Bolinhos:

150gr de manteiga ou margarina
150gr de chocolate de culinária
2 ovos mais 1 clara
170 gr de acúcar
120 gr de farinha

Preparação do Gelado:

Num tachinho junte os 2 pacotes de natas, o Mokambo e a essência de baunilha. Misture bem e leve a lume brando até a mistura começar a ferver. Coloque a tampa no tacho, retire do lume, e deixe repousar assim durante 15 minutos.
Numa taça misture as gemas e o açúcar durante cerca de 3 minutos, ou até a mistura ter uma cor amarela pálida. A esta mistura junte aos poucos e poucos a mistura das natas com o café. e volte a levar tudo a lume brando, mexendo constantemente até que a mistura engrosse. (Não deixe ferver!)
Retire do lume e continue a mexer durante uns momentos. Passe então a mistura por um passador de rede fino para uma taça. Deixe arrefercer, tape e leve ao frigorífico no mínimo 8 horas, mas idealmente de um dia para o outro!
Passado este tempo, faça o gelado na máquina conforme as instruções do fabricante. Coloque o gelado numa caixa plástica tapada e leve ao congelador até à hora e dia de servir!

Preparação dos Bolinhos:

Aqueça o forno a 180ºC. Unte formas de queques com margarina e polvilhe-as com farinha.
Num tachino derreta a margarina em lume brando. Retire do lume e junte o chocolate partido em pequenos pedaços. Deixe estar até o chocolate derreter e depois mexa até ficar uma mistura cremosa.
Numa taça misture os ovos inteiros mais a clara e o açúcar até ficarem bem misturados. Junte a mistura de chocolate e mexa bem. Junte cuidadosamente a farinha peneirada.
Coloque a mistura nas formas de queques, e leve ao forno até estarem crecidos e com pequenas rachas no topo, a que deve demorar cerca de 20 minutos.
Retire do forno e coloque-os, um a um, nos pratos de servir. Deixe arrefecer 2 minutos e sirva imediatamente com uma bola de gelado de café e polvilhados de açúcar em pó!

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo23:29

    lindoooo!
    ficou um bolinho muito apetitoso e o gelado faz-lhe uma óptima companhia ;-)

    FELIZ ANO NOVO!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:02

    FELIZ ANO NOVO, tudo de bom na tua vida pessoal e culinária. Bjinho:)

    ResponderEliminar
  3. Deve ser bem bom. Ainda vou fazer uma sobremesa maluca com base nesta :) Bom ano.

    ResponderEliminar

Imprimir