Gelado de Bolo de Limão com Compota de Morangos e Iogurte

A ideia inicial era fazer um triffle para levar para casa da R. e o JP. Havia um resto de bolo de limão que seria perfeito para a base, compota de morango que, juntamente com mascarpone,  fariam o creme. A ideia era boa.
Cortei o bolo em pedacinhos e coloquei no fundo de uma taça. Por cima umas colheradas de compota de morango e já parecia perfeito. Quando chegou ao creme, e ao abrir a embalagem de mascarpone que já não estava nova,  percebi que o queijo já não estava bom. Que fazer? Natas não tinha, mas tinha iogurtes e leite condensado. Decidi que faria o creme com essas duas coisas, mas ficou demasiado líquido e, ao juntar à mistura de bolo e compota de morango o aspecto era um pouco desastroso e era evidente que alguma coisa tinha corrido mal e estávamos perante um desastre. Desisti da ideia e coloquei tudo numa caixa plástica no frigorífico -  lidaria com aquilo mais tarde, e fui fazer um leite-creme para levar.
Do desastre do triffle surgiu-me a ideia de pegar naquilo tudo e fazer um gelado. E que belo gelado!

Entretanto aproveito para avisar que amanhã voltarei a estar na Feira do Livro de Lisboa, das 15h às 16h no stand da editora Esfera dos Livros. E que depois, às 17h, haverá novo workshop nas Amoreiras (junto à Escadaria Central). Apareçam!

Ingredientes:

5 fatias de bolo de limão (o que sobrou desta receita)
1 lata de leite condensado
2 iogurtes naturais
2 claras
4 colheres de sopa de compota de morango

Preparação:

Corte o bolo em pedacinhos e junte-lhe a compota de morango. Misture os iogurtes com o leite condensado e verta para cima da mistura de bolo e compota misturando bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as na mistura anterior.
Coloque agora tudo na máquina dos gelados e proceda de acordo com as instruções do fabricante. Cerca de 30 minutos depois terá o gelado pronto que deverá guardar numa caixa hermética no congelador. Se não tem máquina de gelados coloque a mistura no congelador e, de hora a hora vá batendo a mistura com um garfo de modo a quebrar os cristais de gelo e permitindo que o gelado se vá tornando cremoso.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. E que rico gelado. Gostei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ficou muito bom beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Agora com o calor a chegar, apetece mesmo um geladinho.

    Deve ser muito bom

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso!nhami!

    ResponderEliminar
  5. No fim-de-semana passado também experimentei fazer o meu primeiro gelado caseiro, mas sem máquina de gelados. E ficou muito bom :)
    E a seguir onde é que eu fui? À feira do livro comprar o "Feito em Casa"! Um autêntica bíblia culinária :)
    Obrigada Joana por partilhar tantas coisas boas e simples.
    Beijinhos e um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  6. Gabriela14:36

    Quero dar-lhe os parabéns por este blog fabuloso! Não passo um dia sem o visitar e já experimentei algumas das suas receitas! Continue o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  7. Que óptima ideia, deve ter ficado um geladinho bem delicioso...

    ResponderEliminar
  8. Que bom já começa a saber bem coisas fresquinas. Vou experimentar!
    Bj ;)

    ResponderEliminar
  9. Deve ser bem saboroso!
    Ainda antes de ontem fiz a sua receita de gelado de doce de leite. Estava tão bom que nem durou um dia! O marido não parava de pedir o gelado. ;)
    Só não tive foi muita sorte com a parte da congelação, pois por mais que batesse o gelado ele ficou com cristais por cima e não ficou muito cremoso, mas acho que é do congelador que não é muito bom.

    ResponderEliminar
  10. Que receita espectacular, obrigada pela sugestão nestes dias tão quentes :)

    ResponderEliminar

Imprimir