Bolo com Avelãs, Passas e Vinho do Porto

Continuam as muitas coisas para fazer, numa semana que ainda se espera atribulada. Mas estou cheia de vontade de terminar a maior parte das obrigações para me poder dedicar a preparar o Natal à minha maneira. Com calma, paciência e uma dose extra de amor. De embrulhar prendas dedicando tempo a cada embrulho, por mais simples e utilitário que seja o que lá está dentro. De escrever cartões de natal à mão, em vez dos email e sms sem personalidade ou originalidade. De ouvir música de natal enquanto se decora a casa e se faz árvore (e de preferência ainda de pijama). De chatear o M. para ir apanhar musgo para o presépio. De estar à lareira a beber um chocolate quente enquanto folheio livros e revista em busca de receitas para fazer no Natal. De poder preparar os meus cabazes e dedicar-me a cada pormenor. De esperar pela consoada, pela missa do galo, pelo almoço de natal e pelas palhaçadas habituais do meu pai a tentar adivinhar o que está dentro de cada embrulho antes de o abrir.
É por isso que quero terminar a maior parte das minhas outras tarefas. Para quando chegar o primeiro dia de Dezembro poder começar a fazer Natal e de assim o fazer prolongar. Porque é isto que é o meu natal e é por isto que gosto tanto desta época do ano.
E enquanto Dezembro não chega, o tempo vai passando entre uma fatia de bolo e uma chávena de chá bem quente.

Ingredientes:

150g de açúcar
150g de manteiga
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
2 colheres de sopa de passas
50g de avelãs partidas grosseiramente
50ml de vinho do Porto

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Junte depois os ovos mexendo bem, a farinha e o fermento. Acrescente depois o vinho do porto, as passas e as avelãs. Envolva bem e coloque a mistura numa forma rectangular previamente untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno aquecido (180ºC) durante 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado e dourado.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo09:48

    É sem dúvida uma das minhas alturas favoritas do ano...e ao ler as tuas palavras quase que me teletransportei para os momentos que descreves :) Também já tenho um cheirinho de Natal lá por casa...este ano decidi por em prática as tuas ideias para cabazes caseiros, já fiz algumas etiquetas e já tenho algumas coisinhas preparadas, muito giro!! :)

    ResponderEliminar
  2. Penso que é uma época linda, eliminando os apelos comercias da época em que Noel ficou mais festejado do que Jesus.
    A esta hora é café da manhã e o bolo de avelã seria uma ótima opção para incrementá-lo.
    Beijo
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Já com cheiro a Natal

    ResponderEliminar
  4. Joana isso vai pra ai uma atribulação mas mesmo assim um bolinho delicioso para o chá.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Mais um bolinho com cheirinho de Natal, ficou muito bonito, gostei mt!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Este bolo, com o toque das avelãs e das passas, tem mesmo o cheirinho a Natal.
    Uma excelente sugestão para o lanche de fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Este bolo anúncia o Natal. Na minha familia o bolo-rei é muitas vezes substituido pelo bolo de frutas secas, muito semelhante ao desta receita mas ao qual adicionamos ainda nozes e pinhões. É maravilhoso. E agora fiquei com este cheirinho a Natal :)

    ResponderEliminar
  8. Bolo delicioso com cara de Natal! Amei! Bjs!

    Curte uma sopa de lentilhas com costelinha de porco? Então corre para anotar porque essa receita está deliciosa!!! Acesse já o Blog Delírios Gourmet!

    http://deliriosgourmet.blogspot.com/2011/11/sopa-de-lentilhas.html

    ResponderEliminar
  9. Esta receita veio mesmo a calhar, uma vez q tenho aí avelãs a passar de validade :) Engraçado, o meu pai tb faz sempre fitas na altura de desembrulhar os presentes :) Acho q são eternas crianças! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  10. ahh poder fazer isso com tranquilidade realmente é tudo de bom

    ResponderEliminar
  11. A nostalgia do Natal...

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar

Imprimir