Frango Assado à Indiana com Arroz de Limão

Num festim indiano, e depois de tantas entradas maravilhosas, não podia faltar um caril. Mas neste jantar de "Sábado a 6", não houve caril, mas sim um prato de frango assado com leite de coco e especiarias que andava hà muito tentada a experimentar e que andei a guardar para este jantar.
Cá em casa é assim mesmo. Nós gostamos de receber os amigos, de preparar a mesa, de escolher as bebidas, de fazer aquilo que sabemos que eles gostam. Por isso, este festim indiano foi um verdadeiro sucesso, com muita gargalhada e conversas "ao fresco" pela noite dentro. Para quem nunca sabe o que cozinhar para os amigos, criar um tema seja ele italiano, indiano, tapas espanholas ou uma sardinhada é sempre uma opção divertida. Principalmente para as noite de verão.

Ingredientes para 6 a 8 pessoas:
(adaptado da revista "Olive", Junho 2012, pág. 44)

2 frangos
1 pedaço de raiz de gengibre fresco (5 cm)
4 dentes de alho
1 malagueta fresca
1 colher de sopa de cominhos em pó
1 colher de sopa de coentros em pó
1 colher de sopa de curcuma (açafrão das índias)
óleo vegetal q.b.
sal q.b.
150ml de leite de coco

Arroz de limão:
azeite
2 casquinhas de limão
1 colher de sopa de sementes de mostarda
3 cardamomos em vagem
2 chávenas (220ml cada) de arroz basmati
4 chávenas (220ml cada) de caldo de galinha caseiro
sal q.b.

Preparação:

Numa taça misture os dentes de alho e o pedaço de gengibre previamente ralados. Junte as especiarias, a malagueta picada, um pouco de sal e uma colher de sopa de óleo vegetal. Misture bem e esfregue a mistura sobre os frangos de modo a que fiquem bem cobertos com a mistura. Coloque depois os frangos num tabuleiro que vá ao forno e leve a assar em forno previamente aquecido a 190ºC, durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo regue os frangos com o leite de coco e deixe cozinhar pelo menos durante mais 30 minutos ou até os frangos estarem bem assados.
Entretanto prepare o arroz de limão. Num tacho coloque duas colheres de sopa de azeite e junte as cascas de limão, as sementes de mostarda e as vagens de cardamomo nas quais deu uma pancada para que se abram e libertem o seu aroma durante a cozedura do arroz. Deixe refogar tudo durante dois minutos e acrescente depois o arroz basmati envolvendo-o bem no azeite e nas especiarias. Acrescente depois o caldo de galinha bem quente, rectifique de sal, e deixe levantar fervura. Tape depois o tacho e baixe o lume para o mínimo deixando cozinhar até todo o caldo ter sido absorvido. Desligue e deixe repousar uns minutos antes de servir.
Sirva o frango partido em pedaços com o arroz de limão e uma salada verde.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Adorei as especiarias que esta receita usa. Este franco deve ter ficado deliciosíssimo.Acho tão bom receber amigo e agradá-los com uma comidinha especial.

    ResponderEliminar
  2. Adoro viajar pelos sabores de outros lugares...
    Ai adorar participar num jantar assim!
    Este frango parece delicioso, vou experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana !
    Fantastico este frango ! Faço um parecido mas não costumo por leite de coco, vou ficar com a dica.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:48

    Bem a esta hora eu já jantei, mas acredita com este prato jantava segunda vez, parabéns como sempre um excelente prato.

    ResponderEliminar

Imprimir