“Pie” de Frango com Ervilhas e Alho Francês e o Dia Mundial da Hipertensão

Sabe-se que o consumo excessivo de sal é uma das justificações de organizações e especialistas mundiais para a elevada taxa de hipertensão arterial no mundo, não só pelo consumo consciente de sal, mas pela banalização do consumo de alimentos processados com elevado teor de sódio. Dados recentes mostram que 42,2 % da população portuguesa é hipertensa.
Sendo assim, e desde 2005, o dia 17 de Maio foi decretado pela OMS o Dia Mundial da Hipertensão.
Pretende-se alertar as populações para reduzir o consumo de sal, controlar os valores da tensão arterial, colesterol, glicose e índice de massa corporal, manter um peso saudável, não fumar, evitar gorduras saturadas e alimentos processados, moderar o consumo de álcool, fazer exercício físico e aprender a ler os rótulos das alimentos.
Portanto hoje associei-me a esta causa, juntamente com a bonsalt e preparei uma receita com este produto, substituto do sal. Uma receita cheia de sabor, legumes e desejável para os hipertensos (e não só), provando que fazer uma alimentação saudável e baixa em sal, não significa uma alimentação sem sabor!
A bonsalt (www.bonsalt.pt) é um substituto do sal com 0% de sódio, feito à base de ingredientes naturais. Pode ser usado na cozinha, para confeção dos alimentos, ou como comum sal de mesa, e encontra-se à venda em farmácias e parafarmácias.
A bonsalt tem um protocolo com a sociedade portuguesa de hipertensão e apoia a mesma na divulgação de informação sobre esta doença.

Ingredientes para 4 pessoas:

3 peitos de frango pequenos
2 cenouras
2 cebolas
1 folha de louro
Um raminho de salsa
2 pernadas de tomilho fresco
Grãos de pimenta q.b.
1 alho francês pequeno
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
200g de ervilhas congeladas
Bolsat q.b. ( sal sem sódio)
Pimenta q.b.
2 colheres de chá de amido de milho
1 rolo de massa quebrada pronta a usar
1 ovo

Preparação:

Numa panela coloque os peitos de frango, uma cebola descascada, uma cenoura descascada, o tomilho, a folha de louro, meio ramo de salsa, uns grãos de pimenta e tempere com bonsalt (em substituição do sal!) Deixe ferver em lume brando até o peito de frango estar bem cozinhado. Retire então o peito de frango e guarde o caldo da cozedura. Deixe arrefecer e desfie o peito de frango reservando.
Pique agora a cebola e os dentes de alho. Corte o alho francês em rodelas e lave bem de modo a eliminar toda a terra. Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos.
Leve uma frigideira grande ao lume com o azeite e acrescente a cebola e os dentes de alho picado deixando refogar um pouco. Junte depois o alho francês em rodelas, a cenoura em cubos e as ervilhas congeladas. Regue com um pouco do caldo de frango reservado anteriormente e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem quase cozinhados.
Pique a restante salsa e junte-a aos legumes, assim como o peito de frango desfiado. Envolva bem e tempere com um pouco de pimenta e, se necessário um pouco mais de bonsalt.
Em cerca de 100ml de caldo de frango dissolva o amido de milho e junte-o depois ao frango e legumes, de modo a que o molho engrosse. Deixe levantar fervura e retire do lume.
Coloque a mistura de vegetais e frango numa tarteira ou pirex e deixe arrefecer.
Cubra depois com a massa quebrada pressionando bem as bordas, e abra um pequeno orifício no meio, para que, durante a cozedura o vapor seja libertado.
Pincele a massa com a gema de ovo batida e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos, até a massa estar cozinhada e dourada.
Sirva juntamente com uma salada de folhas verdes.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Uma boa sugestão, neste dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloca boa sugestão nisso! Principalmente se: Seja pago para ler e-mails! Ganhe dinheiro por cada e-mail lido e clicado. Ganhe mais dinheiro por cada e-mail que as pessoas que você indicar lerem. Inscreva-se já e comece a ganhar!
      http://www.e-mai.net/rjs

      Eliminar
  2. Que deliciosa tarte de frango!
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Mãe14:07

    Não sei se nos inspirámos ou não no Masterchef Austrália de ontem (eu pelo menos vi ontem), mas o que é certo é que hoje o nosso almoço cá em casa também foi uma pie de carne de vaca com vegetais, acompanhada com um puré de abóbora, batata, cenoura e couve flor que a tua irmã disse ter sido o melhor puré que eu fiz... Há coincidências e os nossos gostos gastronómicos são, também, muitas vezes parecidos! Também sabia que hoje é o dia mundial da hipertensão e também por isso, fiz a comida ainda com menos sal mas com muitas ervas aromáticas o que tornou carne simplesmente divinal! Boa recomendação a tua e parabéns, por teres alertado no teu blogue para esta "praga" invisível... donde se conclui, que os bloguers também podem ter uma função pedagógica! Parabéns da Mãe

    ResponderEliminar
  4. Adoro tartes salgadas :) Está uma delícia! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Onde e que se compra esse produto substituto do sal???

    ResponderEliminar
  6. ... adorei a sugestão, vou experimentar :)

    ResponderEliminar

Imprimir