Fricassé de Pescada com Creme de Abóbora, Cenoura e Couve Flor

Os dias agora movimentam-se a um ritmo diferente. Há prioridades diferentes e, acho que passei a olhar para o mundo de uma maneira diferente. Aquilo de dizerem que “quando fores mãe, tu vais ver!”, passou a fazer sentido. É impossível de descrever como me sinto, o tamanho do meu amor pelo meu filho, ou simplesmente de como sou feliz. É caso para dizer “só se fores mãe, me percebes!” O mundo gira à volta dele, apesar de encontrar tempo e vontade de fazer outras coisas. Mas ele é a minha prioridade, é para ele que vai o meu primeiro pensamento, é dele o meu coração. (E a propósito disto um livro lindo de morrer “Coração de mãe” da editora Planeta Tangerina – uma excelente prenda para mamãs)
O meu filho é agora dono do meu coração. Mas na minha cozinha ainda mando eu. Hoje fricassé de pescada com um creme de legumes colorido.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 filetes ou lombos de pescada
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
Vinho branco q.b.
1 limão
1 gema de ovo
Azeite q.b.
Salsa picada q.b.

250g de abóbora
250g de couve flor
2 cenouras
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
100ml de leite
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Para o puré, leve um tacho ao lume com a abóbora, a couve flor e a cenoura previamente descascada e cortada em cubinhos. Junte o leite e um pouco de sal e deixe cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios. Ao fim desse tempo com a varinha mágica triture os legumes de modo a obter um creme. Tempere com a manteiga, noz moscada e retifique de sal e pimenta. (E deixe-o mais ou menos líquido, conforme preferir!)
Entretanto prepare o fricassé. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume com uma colher de sopa de azeite. Acrescente a folha de louro e deixe refogar. Acrescente depois os filetes ou os lombinhos de pescada, regue com o vinho branco e tempere de sal. Tapa o tacho e deixe cozinhar em lume brando cerca de 8 minutos. Retire depois os filetes e reserve.
Misture a gema de ovo com o sumo de limão e 2 colheres de sopa de salsa picada e acrescente ao líquido que ficou no tacho onde preparou os filetes. Leve a lume brando e deixe levantar fervura sem parar de mexer para a gema não talhar. Volte a colocar os filetes no tacho para ganharem gosto e polvilhe com um pouco mais de salsa picada.
Sirva os filetes com o creme de abóbora, cenoura e couve flor.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Que bom aspeto!
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  2. que boa sugestão para o jantar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas receitas de abóbora. Confesso que não uso muito, mas com as abóboras de ontem vou ter de aboroveitar em várias receitas diferentes.
    http://coisasdefazer.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir