Segredos de Pescada com Couscous de Açafrão e Amêndoa

Eu adoro usar especiarias na cozinha. Transformam qualquer prato simples em algo mais exótico. Permitem fazer um brilharete usando ingredientes de todos os dias. Para mim são autênticos pós mágicos que fazem a diferença quando chega o momento de cozinhar.
Cá em casa há muitas especiarias. Umas mais comuns, outras menos comuns. Umas muito usadas, outras pouco usadas. São muitas vezes a minha salvação quando não sei muito bem o que fazer. Um estufado pode ser algo extraordinário dependendo da especiaria que lhe juntamos. São uma espécie de inspiração instantânea.
Por tudo isto adoro quando a Margão (www.margao.pt) me envia destes frasquinhos mágicos, com ervas, misturas e especiarias para eu experimentar. As últimas que chegaram cá a casa vinham numa caixinha que dizia “Os segredos da Joana”. E um dos frasquinhos era um específico “Segredos de Peixe”. Abri, gostei e guardei.
Num destes dias tirei uns filetes de peixe para o almoço. Não sabia o que lhes fazer. Entre trocar fraldas e alimentar o Zé Maria, a hora de almoço foi-se aproximando e eu sem saber o que fazer. De repente lembro-me dos “Segredos de Peixe” e uma receita surgiu. Esta receita. Que ficou muito boa e que prova a “magia” que se faz com especiarias.
Por isso, obrigada Margão, pela generosa oferta e por trazerem ainda mais especiarias à minha cozinha. Uma cozinha sem segredos!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 filetes de pescada grandes
1 colher de chá de tempero Margão “Segredos de Peixe”
 (Sal q.b.
½ limão
Azeite q.b.
1 chávena de couscous
50g de amêndoas
1 colher de chá de açafrão
Salsa q.b.
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de mostarda de Dijon
6 colheres de sopa de água

Preparação:

Corte os filetes de peixe em pedaços e tempere-os com o tempero para peixe da Margão, sal e sumo de meio limão. Deixe marinar.
Pique as amêndoas grosseiramente e leve-as a tostar numa frigideira ou tacho com um fio de azeite. Quando a amêndoa começar a ficar tostada, junte a cebola picada finamente e deixe refogar um pouco.
Entretanto coloque os couscous numa taça, adicione o açafrão e tempere com sal. Adicione 1 chávena de água fervente aos couscous, mexa bem e tape. Deixe hidratar durante uns minutos. Ao fim desse tempo misture os grãos dos couscous com um garfo, adicione a mistura de amêndoas e cebola e um pouco de salsa picada. Misture bem.
À parte faça um “molho” adrabado. Junte a maionese, a água e a mostarda de Dijon e misture bem até tudo estar dissolvido. Reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhe o peixe de ambos os lados. Como o peixe está cortado em pedaços pequenos é um procedimento bastante rápido.
Sirva o peixe polvilhado com um pouco de salsa e regado com o molho aldrabado de maionese e mostarda e acompanhe com os couscous de açafrão e amêndoa.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Adorei e levei a receita comigo.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Tão bom, que aspeto delicioso :)
    Tenho sempre dificuldade em variar as receitas com pescada... esta é uma ótima ideia ;)

    gLiTtEr

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Parabéns pelos teus blogs, gosto muito dos dois, tens sempre receitas muito boas e ideias fantásticas. Parabéns e felicidades para o teu bebé:) para todos....
    beijinhos
    Paula
    http://mistica-de-sabores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. O molho é só assim mesmo? Misturar a maionese a mostarda e a água?

    ResponderEliminar

Imprimir