Doce de Morango com Tomilho

Este fim de semana foi tudo de bom. Nem sei por onde começar: pelas pessoas fantásticas e maravilhosas que conheci, se pelas histórias de vida que ouvi e vi e tanto me inspiraram e me encheram a alma, se pelo carinho e simpatia de todos os que vieram ter comigo aos workshops pop-up no Porto e me fizeram perder o medo e me deram confiança para a partilha que ali aconteceu no sábado e no domingo.
Foi realmente tudo muito bom. Um fim de semana que me encheu o coração. Que em diferentes contextos me fez olhar de maneira diferente e com ainda mais respeito para duas mulheres, a Elsa e a Rita, que contornam adversidades muito diferentes mas de forma tão positiva que só podem ser lições de vida.
E sentir o amor e o carinho de quem aqui vem, de quem lê os livros, de quem chegou ao pé de mim com sorriso de amigo de anos. Foi mesmo tão bom!
E ainda os workshops que foram umas horas bem passadas no meio de histórias e receitas e risadas e comida e amigos. (Obrigada, obrigada, obrigada!)
Foi um bom fim de semana.

Ingredientes para cerca de 8 frasquinhos de compota:

2kg de morangos já sem pés e bem lavados
1,5kg de açúcar
1 limão
1 raminho de tomilho (atado com fio de cozinha)

Preparação:

Depois de bem lavados e sem os pés, corte os morangos ao meio e coloque-os num tacho grande. Junte o açúcar e envolva bem.
Junte o tomilho.
Leve ao lume e, mexendo de vez em quando, deixe levantar fervura. Reduza depois o lume para o mínimo e deixe cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada.(Teste a consistência colocando um pouco de doce num pires e deixando arrefecer. Passe depois o dedo esperando que doce se afastar sem se unir de imediato.)Retire o raminho de tomilho
Com a ajuda da varinha mágica triture grosseiramente o doce e acrescente o sumo de limão. Deixe voltar a levantar fervura e coloque-o depois, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. Feche bem a compota e coloque-as cerca de 30 minutos ou até arrefecer, de “cabeça para baixo”. Vire depois os frasquinhos e rotule-os antes de os guardar num local fresco e seco.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Tenho que experimentar!!!!
    Lá em casa somos mega fãs de doce de morango.

    Obrigada pela receita e beijinhos!
    http://portysdiary.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana. Quando diz num local fresco e seco> eu guardo sempre as compotas no frigorífico, é o mais adequado, já q o frigorífico não é seco? É o tipo de compota q posso fazer agora para oferecer no natal? Obrigada. Ondina Vasques

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso... com umas tostinhas, nham, nham
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Com os morangos comprados este fds fiz um smoothie (receita do teu livro das celebrações!), uns queques de morango e chocolate e um gelado de morango (receita aqui do teu blog!) :) Já ñ tenho quantidade suficiente p fazer este doce, mas vou apontar p uma próxima! Ainda bem q correu td bem no workshop, mereces td este sucesso e o nosso carinho tb! Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Huumm.. deve ser óptimo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gostei da ideia de colocar o tomilho.
    Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir