Mini-Pavlovas com Curd de Limão e Framboesas


A semana começa doce. Com umas mini-pavlovas que preparei para a festa de aniversário do Zé Maria e que fizeram as delícias dos mais gulosos e dos amantes de suspiros.
Pode ser que, ao começar a semana com coisas doces ela se mantenha doce e cheia de coisas boas. E que nos dê a todos tudo aquilo que desejamos e que seja o mote necessário para atrair as coisas doces da vida. Acho que ninguém gosta de amargos de boca, não acham?
Bom início de semana!

Ingredientes para 12 mini-pavlovas:

4 claras de ovo
200g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco

300g de lemon curd (podem usar caseiro ou de compra - receita aqui http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/03/curd-de-limao-lemon-curd.html)
Framboesas (ou mirtilos q.b.)

Preparação:

Ligue o forno r regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira elétrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno...)
Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe 12 círculos pequenos. Divida as claras dentro desses círculos e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro dos circulos e direitinhas, como se de um bolo se tratasse.
Coloque as pavlovas no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar durante 1h00 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-as arrefecer completamente lá dentro antes de retirar. (Vai ver como ficam crocantes por fora e molinhas e macias por dentro!)
Mesmo antes de servir as mini-pavlovas coloque-as no prato de servir e sobre cada uma coloque uma colher de curd de limão e termine com as framboesas ou mirtilos para decorar. Sirva de imediato.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Adorei! Ficaram lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha. E super práticas de fazer.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Para além de terem ficado lindas é aquele tipo de finger food óptimo para as festas de aniversário ou para um jantar volante com amigos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida,

      É verdade, são mesmo perfeitas para este tipo de festas. Todos adoraram.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Amei! Hei de fazer! Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam super amorosas na mesa! Vai gostar de certeza.
      Beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir