Um fim de semana com tanto, mas tanto calor que a vontade de comer e cozinhar foi muito abaixo do habitual.
Mesmo assim, por aqui comeram-se coisas nadas obvias para dias de calor: uma lasanha para agradar à sobrinha mais velha, e um bocalhau no forno porque naquele dia era preciso uma refeição deste tipo, que pudesse estar feita com antecedência.
Mas porque nem tudo girou à volta do forno, terminaram-se as pannacotas fresquinhas de coco, e preparou-se também esta deliciosa salada de peito de pato.
Aproveitou-se as noites quentes para comer na varanda sem medo do frio - coisa que nem sempre acontece quando os dias são muito quentes!
Assim se passou o fim de semana em que começou o verão.
E vocês, o que fizeram?
4 batatas assadas (sobras)
2 mãos cheias de mistura para saladas, ou de alface
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda de Dijon
2 colheres de chá de sumo de limão
1 colher de sopa de mel
coentros frescos q.b.
Entretanto disponha a salada no prato de servir e junte as batatas assadas cortadas em rodelas. Quando o peite de pato tiver repousado o tempo suficiente, corte-o em fatias não muito finas e disponha-as também sobre a salada.
Prepara depois o molho: num taça junte a mostarda de Dijon, o mel e o sumo de limão e mexa bem. Se necessário ajuste os temperos ao seu gosto pessoal.
Verta depois a mistura sobre a salada, polvilhe com uns coentros frescos e sirva de imediato.
Bom Apetite!
Aqui está uma bela sugestão para aproveitar as sobras das batatas assadas, com dois ingredientes que gosto muito.. Adoro pato (apesar de não fazer frequentemente) e as batatas assadas no forno são a minha forma preferida de as comer. E tenho que admitir que seria muito bem-vinda para o meu almoço! Este fim de semana, o calor quase que tirou a vontade de cozinhar. A opção foi para preparações frescas à base de saladas frias (bacalhau desfiado a lembrar os petiscos, como o meu pai fazia quando era pequena) e sopa fria de pepino, funcho, alface e coentros (a lembrar os sumos detox que estão na moda, mas muito mais consistente), para além da pannacota de 6ª feira. Um bom início de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarA salada ficou muito boa. Acabou por ser o nosso jantar de domingo, e para aproveitar as batatas assadas do almoço que tinham mesmo de ser salvas em alguma preparação do género (ou numa tortilha!). O magret de pato e o molho fizeram a diferença.
Por aqui só se fizerm comidas pouco aconselhadas para o calor. Mas olhe que fiquei com vontade de fazer uma salada de bacalhau. Quem sabe esta semana.
Um beijinho,
Joana
Essa salada tem um aspect super apetitoso :) Tens razão, com o calor q esteve a vontade de estar a cozinhar (ou a fazer outra coisa qq!) ñ é muita... Aproveitei para algumas limpezas e arrumações, o almoço ontem tb foi bacalhau no forno, pq tb tinha q ser algo do género para receber a família e fiz uma mousse de noz espectacular, que partilharei em breve no blog da bruxinha do lar :) Bjinhos!
ResponderEliminarAnjo de mel,
EliminarEssa mousse de noz parece-me muito bem. Depois vou lá espreitar.
Um beijinho.
Joana
Optima sugestao e rapida de preparar.
ResponderEliminarObrigada.
ResponderEliminarE o molho de mostarda e mel faz toda a diferença.
Um beijinho,
Joana
Onde se compra apenas o peito de pato? Vende-se em qualquer supermercado? Acho que nunca vi à venda, mas adorei esta receita. :)
ResponderEliminarBjs
Celita,
EliminarO peito de pato, também conhecido como magret, e as pernas, costumam vender-se assim já separados em qualquer hipermercado como o Continente, o Jumbo ou o superpor.
Há fresco ou congelado.
Um beijinho,
Joana