Este ano, para o aniversário da minha irmã, decidi aventurar-me a fazer um bolo mais elaborado. Pesquisei, procurei e descobri exatamente o que queria.
Um bolo de andares, com componentes diferentes, muito bonito de aspeto certamente delicioso e um desafio pessoal para o conseguir fazer.
Se foi difícil? Não propriamente difícil, mas um pouco mais trabalhoso do que os bolos mais convencionais que costumo preparar. No entanto o resultado vale a pena.
Dois simples conselhos para um bom resultado final com um bolo destes: as formas de tamanho adequado são fundamentais, e ter disponibilidade e nada de grandes pressas para chegar ao fim, fazendo todos os passos exatamente como descritos.
Assim fiz. E gostei do resultado, apesar do bolo não estar perfeito. Fiquei realmente orgulhosa de mim.
O bolo esse é delicioso e vale a pena cada minuto investido em o preparar.
Quanto ao aniversário da minha irmã, foi mais um dia feliz, num simples jantar que juntou a família, que teve direito ao prato favorito dela e que em que cantamos os parabéns à volta deste bolo. E a minha incredulidade de perceber que a minha irmã, mais nova do que eu quase 6 anos, já fez 31.
Um bolo que fica, não como sugestão para o fim de semana, mas como sugestão para se desafiarem numa próxima oportunidade!
Receita original do blogue migalha doce:
http://migalhadoce.com/2015/03/16/1-ano-de-blog-1-year-blogging/
300g de manteiga (só usei 250g)
300g de farinha
6 ovos
raspa de 1 limão grande ou 2 médios
1 c. sobremesa de fermento em pó
1 c. sobremesa de extracto de baunilha
Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha, na batedeira eléctrica, até ficar um creme macio e esbranquiçado, cerca de 10min. Vá raspando as laterais da taça, para que toda a mistura fique uniforme.
Acrescente depois os ovos um a um. Caso a mistura comece a talhar junte 2-3 colheres de sopa da farinha.
Numa taça à parte peneira a restante farinha com o fermento e de seguida junte a raspa do limão.
Envolva gentilmente os ingredientes secos à mistura da manteiga até ficar um creme homogéneo e sem grumos, e sem mexer demasiado.
Divida a mistura entre as duas formas interiormente preparadas e leve os bolos ao forno por 40-45min ou até, fazendo o teste do palito este vir sem vestígios do bolo.
Retire do forno e deixe repousar cerca de 15min na forma, antes de pincelar com a calda de limão. Só depois deverá transferir os bolos para uma base para arrefecerem por completo.
150g de açúcar
125ml de água
200g de açúcar
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de amido de milho (Maisena)
Retire do lume e triture a mistura com a varinha mágica até ficar homogéneo. Finalmente passe a compota por um passador para eliminar as sementes e coloque numa taça, deixando arrefecer completamente.
150g de açúcar
235g de manteiga (pode ser com sal), amolecida
1 c. sobremesa de extracto de baunilha
80g de leite de coco
Retire depois a taça do banho maria e com a batedeira eléctrica comece por bater as claras e o açúcar dissolvido na potência média e a pouco e pouco vá aumentando a potência até atingir o máximo. Bata as claras até ficarem brilhantes e formarem picos firmes, cerca de 10min.Deixe depois a taça arrefecer completamente - se ainda estiver quente ao toque, antes de passar ao passo seguinte.
Assim que a taça estiver fria ao toque, reduza a potência da batedeira para a velocidade média e vá adicionando a manteiga aos poucos e poucos. Deixe depois continuar a bater, sem parar, por cerca de 10 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione agora a essência de baunilha e o leite de coco e volte a bater. É normal que pareça coalhado, mas continue a bater até ficar um creme bem macio.
Antes de barrar o bolo leve o creme alguns minutos ao frio, mas não demasiado para não endurecer. No entanto, se isso acontecer,(ou se sobrar e quiser usar mais tarde) retire do frigorífico e deixe repousar 30 minutos antes de bater novamente com a batedeira e voltar a ficar macio. Assim já poderá utilizar novamente.
Coloque um pouco do creme de coco e manteiga num saco de pasteleiro e cubra o rebordo do bolo a toda a volta, deixando o meio livre para colocares a compota.
Cubra as 3 camadas do bolo uniformemente, com o creme e compota e sobreponha-as de modo a criar um bolo de 4 camadas, em que a 4 camada levará apenas a cobertura.
Leva o bolo ao frio por 30min antes de o cobrir para que fique mais firme
Com o restante creme, e com a ajuda de uma espátula, barre o bolo a todo a volta e cubra também o topo até ficar uma camada mais espessa, com cerca de 5-7mm.
Decore depois o bolo a gosto, com frutos vermelhos ou outra decoração à sua escolha e leve ao frigorifico (não deixe o bolo à temperatura ambiente) e retire-o do frio cerca de 1h, antes de servir.
Bom Apetite!
Deve ter sido realmente muito trabalhoso! Mas está uma beleza e devia estar realmente delicioso!
ResponderEliminarObrigada!
EliminarMas foi um trabalho feito com prazer.
Um beijinho,
Joana
Bem, começar a manhã a ver isto, fico logo bem-disposta :)
ResponderEliminarAdoro a receita e o bolo parece delicioso! As fotos estão maravilhosas!
Um grande beijinho
Obrigada Mara.
EliminarUm beijinho,
Joana
Este bolo está muito bonito! E com estes sabores, só pode ser delicioso! Este género de bolos são um pouco "trabalhosos" no sentido de terem vários componentes (massa, calda, recheios, decorações) e exigir um pouco mais de tempo que os outros, mas com vontade e tempo consegue-se executar a tarefa. E como uma vez escreveu, cozinhar é um acto de amor, e isso está patente neste bolo para a sua irmã. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarPS: Acho que ganhei uma ideia para o meu bolo de anos (para breve) ou para o da minha irmã (daqui a 1 mês, e que é mais nova do que eu 1 ano)...E já agora muitos parabéns para a sua irmã, e também para si por ter superado este "desafio"! Um grande beijinho para as duas, Sara Oliveira
EliminarSara,
EliminarRealmente dá um pouco de trabalho por causa dos vários componentes. Mas vale a pena!
Se o fizer diga-me como correr. Apesar de a receita não ser minha tenho curiosidade de saber o que achou.
Um beijinho.
Joana
Uau! Que bolo maravilhoso, espectacular, delicioso, soberbo! É mesmo para uma ocasião especial e quero mesmo fazê-o, até pq os ingredientes principais são do meu agrado :) Já somos duas: a mh mana é mais nova q eu quase 5 anos e tb já fez 32! Estamos a amadurecer depressa ;) Bjinhos e um óptimo fds! (P.S. - continuo à espera da tua resposta a dúvida da tarte de framboesas... Thank you!).
ResponderEliminarAnjo de Mel,
EliminarOs anos passam a correr!
Quanto do mail, tens de me enviar outra vez, pois não o consigo encontrar.
Um beijinho,
Joana
Tem o melhor dos aspetos!
ResponderEliminarCris
Obrigada Cris.
EliminarUm beijinho,
Joana
Uau! Que bolo maravilhoso! Muitos parabéns para si, pelo bolo, e para a sua irmã, pelo aniversário.
ResponderEliminarCristina.
EliminarOs parabéns são apenas para ela. Eu só fiz um bolo que por acaso estava bom e era bonito!
Um beijinho,
Joana
Que bolo tão lindo! Dá vontade de trincar o monitor :)
ResponderEliminarBeijinhos
Ana Filipa Costa || Petiscana
Obrigada Ana Filipa.
EliminarUm beijinho,
Joana
Uau que bolo maravilhoso! Adoro desafiar-me, fazer bolos destes é mesmo uma tarefa árdua mas que compensa cada hora despendida. E para as nossas irmãs, ainda mais vale a pena :)
ResponderEliminarUm beijinho
Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra
Teresa,
EliminarEu adoro um bom desafio culinário, e adorei este, principalmente por ser para a minha irmã.
Um beijinho,
Joana
Boa tarde, venho convidá-la a visitar a minha recente página do facebook. :)
ResponderEliminarComo ainda é muito recente, posso pedir-lhe um favor? Se possível, podia partilhar a página com as suas amigas?
Desejo-lhe a continuação de muito sucesso e felicidades para si. :)
Muito obrigada pela atenção.
A página é a seguinte: https://www.facebook.com/SweetWonderland2015
Que bolo tão bonito! Parabéns à mana e à boleira! Eu também tenho uma mais nova do que eu, é delicioso ter uma irmã, não é?
ResponderEliminarSilvia,
EliminarAcho que ter irmãos é sempre bom.
Um beijinho,
Joana
Num destes fins de semana vou ter uma festa de vários aniversários de família e estou tentada em experimentar!
ResponderEliminarTenho receio que corra mal por dois motivos... Não tenho 2 formas. Ia ter que fazer um de cada vez e as temperaturas depois seriam diferentes....
E tenho receio de talhar a cobertura....
Arrisco? Heheehheh.....
Olá Joana! Estou agora mesmo com a mão na massa da empreitada deste bolo, também ele para o aniversário da minha irmã! Surgiu-me uma questão, a calda de açúcar e limão é para utilizar toda? Parece-me demasiada calda para os dois bolos e não vou arriscar, tendo em conta que não devo ter a sua resposta a tempo! No entanto gostaria de saber na mesma, porque cheira-me que vai ser um bolo a repetir :) Obrigada e um beijinho
ResponderEliminarO bolo está como sempre fantástico, Parabéns!
ResponderEliminarApesar de ter lido a nota inicial, será que seria possivel fazer numa forma de 20cm?