Antes de mais quero agradecer a todos quantos me felicitaram por mais um aniversário. É sempre bom fazer mais um ano rodeada por aqueles que amamos e que nos amam. Muito obrigada pelo vosso carinho e pelas vossas palavras. E que venham mesmo mais uns quantos anos.
Entretanto faltam só 6 dias para o Natal.
Depois do meu aniversário começa a correria para acabar os cabazes. Este ano é diferente. Vou apenas agora começar a fazê-los e já fui avisando de que os cabazes este ano não são recuados e compostos como nos anos anteriores. E, ao contrário do que é normal, este ano, no meu aniversário, ninguém saiu aqui de casa com uma caixinha ou certinha cheia de coisas boas. Mas tenho uma semana para fazer algo com carinho e amor e oferecer aos meus amigos e família, e tenho a certeza de que, seja o que for, todos vão gostar.
O natal está já em todo o lado. Falta-me o frio de que tanto gosto, faltam-me as manhã e as noites em que saímos à rua e fazemos “fuminho” quando falamos, e tenho pena de este ir ser um natal sem frio. Para mim é um bocado como estar de férias em Agosto e chover, ou ter de vestir um casaco para sair à noite.
Quanto a isto não há nada a fazer, senão “refilar” com o S. Pedro que tem o “barómetro” trocado…
Natal sem frio, pelo menos para já, mas com muito calor humano, que é aquilo que deve realmente fazer parte do Natal.
Pessoas: família e amigos. Lareira acesa. Celebrar o nascimento do menino Jesus. Paz, amor, harmonia, saúde e felicidade -palavras que não devem ser ditas à toa, as que são as palavras desta altura do ano. Devem, mais do que ser ditas, vividas e sentidas.
Natal é mesa farta. São fritos, cheiro a canela e açúcar, cheiro a fumo das lareiras..
Natal são sonhos. Os sonhos da minha avó que já cá não está neste Natal. Mas os sonhos dela, estarão como sempre à nossa mesa, tal como a memória dela que está sempre connosco.
Hoje no blogue há sonhos. Com abóbora e uma calda de tangerina. Só para ser diferente.
Ingredientes:
150ml de água
100g de farinha
1 casca de limão
sal q.b.
50g de manteiga
2 ovos
100g de abóbora assada e reduzida em puré
Calda de tangerina:
2 tangerinas
150g de açúcar
300ml de água
1 pau de canela
Preparação:
Põe-se a água a ferver com a casca de limão e a manteiga. Depois de ferver retira-se do lume e junta-se a farinha de uma só vez, mexe-se bem e vai novamente ao lume para cozer a farinha, mexendo sempre, até a massa descolar do tacho
Amassa-se bem esta massa, põe-se numa tigela (ou na batedeira que é muito mais fácil!) e junta-se o puré de abóbora e os ovos, um a um, amassando sempre até ficar com uma massa grossa e brilhante.
Frita-se depois esta massa às colheradas, virando e espetando os sonhos para que cozam uniformemente, inchem e fiquem bem douradinhos. Escorrem-se bem em papel absorvente.
Para a calda de tangerina, coloca-se a água, o açúcar, o pau de canela a casca e sumo das tangerinas num tacho e deixa-se ferver até ficar uma calda xaroposa.
Regam-se depois os sonhos com esta calda antes de servir.
bom Apetite!
Que sonhos fantásticos,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
E porque não uns sonhos com uma "roupagem" diferente? As receitas de eleição podem ser adaptadas/reinventadas. O Natal está aí, embora um pouco "quente" que o normal. Mas não há nada como o calor humano, e estarmos rodeados da nossa família e amigos, lembrar o que é a celebração do Natal (o seu significado, e não o seu lado comercial/consumista). Quanto aos cabazes, acho que as pessoas a compreenderão. O que conta é o carinho e atenção para as pessoas que lhe são queridas. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarFalta a receita das filhoses tendidas no joelho,que são tão boas, e que aguardo o post em cada Natal.
ResponderEliminarAbraços, parabéns atrazados e Alegria, porque é Natal.
Já tinha a tua receita de Sonhos que já fiz com a minha neta que apesar de só ter 14 anitos, já gosta muito destas aventuras culinárias. Obrigada por esta nova variação, que vou guardar para experimentar, com a certeza de que é uma delícia. A calda de tangerina é um pouco diferente da que faço habitualmente, mas também é muito aromática.
ResponderEliminarDesejo que passes umas Festas muito Felizes com os teus familiares, em especial com os teus Meninos Jesus. Um grande abraço da Bombom
Se pensarmos que Portugal é o país da UE onde há pior isolamento térmico nas casas, daí tanta gente morrer todos os anos devido ao frio - já para não falar dos que vivem na rua - este calor é uma bênção de Natal para muitos.
ResponderEliminarNão tenho pena nenhuma de não ser um Natal com frio. Tenho pena sim dos que morrem todos os anos devido ao frio, incluindo no Natal.
Talvez não saiba mas o frio faz muita falta; desde logo para ajudar a "regular" o ciclo natural da flora, designadamente das verduras e legumes que põe no prato para comer. Aliás, este calor que o anónimo apelida de "abençoado" é consequência de muitas aneiras e, a curto prazo, fará sentir-se até na nossa saúde e nos nossos bolsos!
EliminarE, já agora, pela mesma ordem de ideias...também há muita gente que morre devido ao calor!
Para mim a vida humana é mais importante que o ciclo natural da flora, que as verduras e os legumes, pois somos o país da UE onde todos os anos mais pessoas morrem devido ao frio.
EliminarMorre-se mais em Portugal devido ao frio, do que ao calor.
Não só por as pessoas viverem em casas mal isoladas, mas também por não terem dinheiro para as aquecer, já para não falar do número crescente de sem abrigos.
Estou consciente de que este calor fora de época é fruto do aquecimento global, que todos sofremos as suas consequências, mas se morrerem menos pessoas neste Natal e neste inverno devido a isso, sinceramente não vou dizer que sinto falta do frio.
Respeito a sua opinião, como é óbvio. Bem haja.
Querida Joana,
ResponderEliminarTambém sinto falta do frio; para mim o Natal não tem piada sem frio.
Quantos aos sonhos, deixo mesmo à minha sogra para fazer e vou sugerir-lhe que experimente a calda de tangerina (até porque as tangerineiras dos meus sogros estão carregadas e há que aproveitá-las).
Beijinho
Raquel
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarFicaram maravilhosos, Feliz Natal, bjs
ResponderEliminarMuitos parabéns (atrasados)
ResponderEliminarLindos estes sonhos, maravilhosos!
Boas Festas
Os meus parabéns atrasados! Também eu sinto falta do frio neste Natal...
ResponderEliminarAdoro sonhos de abóbora mas que bom essa calda de tangerina encheu-me as medidas ;)
ResponderEliminarGosto muito de sonhos e de abóbora são sempre bem vindos. Nunca comi com calda mas esta deve ser deliciosa, bem aromática :)
ResponderEliminarGulosoqb
Como passei até agora 20 dos meus Natais com temperaturas de 40º (Brasil), este friozinho já é bem bom!! :)
ResponderEliminarFantástica receita. Obrigada! E parabéns atrasados pelo aniversário. Boas festas!!!
¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso, me encanta. Muchas gracias por compartirla con todos/as.
ResponderEliminar/ http://www.mascasaonline.com
A calda é para servir à parte ou colocar por todos?? Obrigada
ResponderEliminarOlá. Só 100g de abóbora? Não é pouco? Cumprimentos.
ResponderEliminarDesculpem mas abóbora assada causa-me estranheza, podem-me explicar como asso? e é só 100g?
ResponderEliminar