Batata Doce Assada e Recheada com Cogumelos e Tomate


Foi um dos nossos jantares sem carne e sem peixe. Desta vez umas deliciosas batatas doce recheadas com uma mistura de cogumelos, tomate e queijo. Há muito que andava para as fazer, mas ainda não tinha conseguido comprar batatas do tamanho ideal que as vezes só se encontram batatas doce com quase 1kg cada uma…
Aproveitei ter de ligar o forno para fazer pão cá para casa, e num instante, para além do pão, ficou também pronto o jantar. (É habitual cá em casa, no dia em que faço pão, aproveitar ter de ligar o forno e fazer também o jantar e, por vezes um bolo ou umas bolachas…)
Com ingredientes básicos lá saiu mais uma receita para uma “meatless monday". E será que já consegui convencer mais alguém a fazer refeições habituais sem carne ou peixe?

Ingredientes para 2 pessoas:

4 batatas doce não muito grandes
4 cogumelos grandes
1 tomate
1 colher de sopa de polpa de tomate
1/2 cebola
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de ervas da provença
75ml de creme de soja (usei da Shoyce)
queijo parmesão q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas e embrulhe-as em papel de alumínio. Leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe-as cozinhar até que fiquem macias, cerca de 45 minutos.
Entretanto pique a cebola e o dente de alho. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola e o dente de alho picados e deixe alourar.
Acrescente depois o tomate também cortado em pedacinhos pequenos e a polpa de tomate e deixe refogar um pouco. Junte depois os cogumelos previamente limpos e laminados e tempere com sal, pimenta e as ervas da provença. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos e acrescente depois o creme de soja, deixando cozinhar mais uns minutos até os cogumelos estarem macios.
Retire depois as batatas do forno, desembrulhe-as e deixe arrefecer um pouco. Faça depois um corte nas batatas e abra-as ao meio. Recheie com o preparado de tomate e cogumelos e polvilhe generosamente com o queijo parmesão.
Leve novamente ao forno, apenas alguns minutos para derreter o queijo e sirva de imediato com uma salda ou legumes cozidos.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:57

    Adoro batata doce, especialmente assadas no forno, que trazem memórias do Outono (foi sempre assim que comi a batata doce). Apesar de estar a começar a usar em preparações salgadas, nunca experimentei fazer recheadas (o mesmo acontece com a batata normal), porque não têm o tamanho ideal (costumam ser muito compridas e estreitas). Para fazer quando encontrar as batatas ideais! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:18

    E o passatempo?

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição bem boa, parece. Eu até não me importo de fazer refeições sem carne ou peixe, já o marido não acha muita piada :)
    Feliz Dia da Mulher!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que delícia!!
    Vou experimentar.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Otima ideia. Nao gosto de batata doce so por si mas recheadas sao deliciosas. Também faço cerca de 2-3 refeições vegetarianas por semana e é tento sempre algo diferente.

    ResponderEliminar
  6. Mas tão bem que me parece!

    ResponderEliminar
  7. Hummm. Delícia. Amo batata doce e cogumelos. Fiquei em dúvida em qual tipo de cogumelo deve -se usar.

    ResponderEliminar

Imprimir