Arroz no Forno


A receita andou a circular pelo facebook, e por um grupo de culinária que costumo frequentar. Bem, não exatamente esta receita, mas a que serviu de inspiração para fazer este simples jantar, que serviu também - e principalmente - para aproveitar as sobras de arroz branco que tinha cá em casa.
A receita original era mais rica em natas e queijo, mas apesar da redução, acho que não perdeu muito e ficou um excelente aproveitamento de ingredientes.
Como sei que não sou a única pessoa que gosta de receitas que nos ajudem a aproveitar e a não desperdiçar nada, tenho a certeza que a vão achar útil.
Boa segunda feira!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 taça com sobras de arroz branco
1 cenoura
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
150g de fiambre
1 cebola pequena
4 cogumelos grandes
100ml de natas ou creme de soja
1 ovo
2 colheres de sopa de salsa picada
100g de queijo ralado

Preparação:

Pique a cebola, lamine os cogumelos e rale a cebola.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola picada. Deixe refogar um pouco e acrescente os cogumelos laminados, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe estufar um pouco até os cogumelos estarem cozinhados.
Numa taça coloque o ovo com as natas e bata. Misture a cenoura ralada, a mistura de cogumelos, o fiambre cortado em cubinhos, envolva bem e tempere com sal e pimenta.
Num pirex coloque metade do arroz e cubra com metade da mistura anterior. Cubra com o restante arroz e a restante mistura de legumes e fiambre e cubra tudo com o queijo ralado e polvilhe com a salsa picada.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, até que o queijo derreta e fique douradinho.
Sirva de imediato com uma salada verde.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:31

    Este tipo de receitas são sempre bem vindas! Lembra o empadão de arroz que a minha mãe fazia quando eu era pequena, tirando as natas e o queijo, cujo recheio era um picado de carne. Também, fiz algo para aproveitar as sobras de arroz (que era muito pouco), mas não tão elaborado! Refogado com cebola e cogumelos, o resto de um pacote de rúcula até murchar, envolver o arroz para ganhar sabor e aquecer. Foi uma forma de "multiplicar" o arroz, e improvisar um acompanhamento! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Bem útil, com toda a certeza. Aspecto delicioso :)
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro receitas assim,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. As receitas de aproveitamentos são sempre as que mais me fascinam, porque nem sempre apetece comer aquecidos e assim faz-se um novo prato sem ninguém se aperceber da sua base :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Que belo arrozinho!...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Imprimir