Empadão de Peru com Grelos


Ao que parece os dias de festa ficaram para trás. Aqui por casa, depois de um “fim de semana” de 4 dias, retomam-se as rotinas.
A casa está um bocado em desalinho, há roupas para tratar, louça para arrumar, ementas para organizar e refeições para preparar.
Os meus rapazinhos brincam e riem mesmo aqui ao lado, enquanto eu tento despachar o mais rapidamente possível todas as outras tarefas… E depois voltamos às nossas rotinas. Aquelas de que gosto sem pretensões a nada mais.
Fica por isso aqui a receita de um empadão, perfeito para ajudar a gastar as sobras da Páscoa: em vez de peru podem usar qualquer outra carne, como borrego, cabrito ou carne de porco.

Ingredientes para três pessoas:

350g de carne de peru cozinhada e desfiada
1/2 chávena de milho (de lata)
200g de grelos cozidos
5 batatas médias
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
leite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
1 gema

Preparação:

Comece por fazer o puré para o empadão. Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve-as a cozer em água temperada de sal, e assim que estiverem cozidas escorra-as bem e esmague-as com o passe-vite ou com um instrumento manual próprio. Acrescente depois 1 colher de sopa de manteiga, e misture bem acrescentando aos poucos o leite que deve estar morno, até o puré ter a consistência desejada. Deverá fazer isto com o lume no mínimo e desligar assim que o puré começar a ferver. Retifique depois de sal e tempere com pimenta e noz moscada a gosto.
No fundo de um prato de ir ao forno coloque uma camada de grelos cortados grosseiramente. Por cima disponha a carne de peru desfiada, e por cima desta espalhe o milho. Cubra tudo com o puré, e termine pincelando com a gema de ovo.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até que o empadão fique dourado. Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Gostaria de uma foto com o empadão cortado para ver como fica a massa base

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:42

    Uma ideia diferente para o empadão! É diferente do que costumo fazer, pois tem uma camada de puré, e outra de de legumes. Para experimentar brevemente, pois há sempre restinhos de carne para estas preparações. Um grande beijinho, Sara Oliveira.

    ResponderEliminar
  3. Divinal.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito desta sugestão, nunca experimentei com grelos nem com legumes nenhuns, mas imagino que deve ficar bom. A experimentar :-)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:06

    o que é grelos?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:17

    NO Brasil, na região sudeste- São paulo, chamamos isso de "escondidinho", Uma delicia! Só não passamos o ovo por cima

    ResponderEliminar

Imprimir