Filetes de Peixe Espada no Forno com Cebolada Rápida


Há fins de semana que são mesmo assim. Cheios de momentos que nos fazem sentir bem. Cheios de coisas simples que dão realmente sentido à nossa vida. Os 90 anos do tio Fausto, irmão da minha avó Cila. Ela podia lá não estar fisicamente, mas eu garanto que senti a presença dela. E adorei as conversas com os meus primos, com quem não estava assim há tantos mas tantos anos, e que gostei tanto e que me fizeram sair de lá muito feliz.
Depois os amigos, sempre os amigos e o convívio mais uma vez à volta da mesa. E mais um workshop com pessoas que eu adoro e umas horas que são sempre tão bem passadas que nunca ninguém tem vontade de ir embora. E os mimos que recebo sempre e me deixam realmente de coração cheio.
Não foi preciso muito para o fim de semana passar a correr. E agora uma nova semana. 
Boa segunda feira para todos, com peixe espada em cima da mesa!

Ingredientes para 3 pessoas:

500g de filetes de peixe espada
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 tomates pequenos
azeite q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:

Coloque os filetes de peixe espada num pirex que possa ir ao forno e tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Envolva bem e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 minutos.
Entretanto descasque a cebola e corte-as em meias luas finas. Descasque os dentes de alho e lamine-os finamente. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um pouco de azeite e acrescente a cebola, os dentes de alho e a folha de louro. Deixe cozinhar até a cebola começar a ficar translúcida. Junte depois o tomate também cortado em rodelas e envolva bem no refogado.
Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até ficar apurado.
Verta depois esta cebola sobre os filetes de peixe espada e deixe cozinhar mais uns minutos.
Sirva com batatas cozidas e legumes.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo10:29

    Uma sugestão diferente para variar dos filetes fritos! É sempre bom estar rodeada da família, mesmo aquela que não se vê com tanta frequência. Há coisas que a razão desconhece, e acredito que tenha sentido a presença da sua avó, nem que seja através dos vários membros da família. Um bom início de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de peixe espada, e adoro fazer filetes no forno. Esta sugestão é muito boa para esta altura do ano em que o frio ainda aperta!

    ResponderEliminar
  3. Um prato bem colorido.
    Deve ser delicioso.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hum... Que bom aspecto. Adoro este tipo de refeição.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bela sugestão! Gostei muito :) Beijinho

    ResponderEliminar
  6. presumo que sejam filetes de peixe espada preto , serão ?

    ResponderEliminar
  7. Você publicou 3 artigos científicos e não conseguiu nem passar em bioestatística, quer dizer colou à beça durante o EAD usando o Photomath e quando as aulas presenciais voltaram, você não conseguiu passar e ficou reprovada.

    Os artigos que você publicou foram esses:

     

    https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1773224725004502?via%3Dihub

     

    https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17425247.2025.2514715

     

    https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1773224724006178?via%3Dihub

     

    Eu também o seu perfil no currículo lattes:

    http://lattes.cnpq.br/5568912774142722

     

    No semestre passado, você ainda estava fazendo farmacologia 2, eu já passei em farmacologia 3 e você ainda em farmacologia 2, sendo que você publicou 3 artigos científicos, o que aconteceu para você ainda estar em farmacologia 2, você não conseguiu usar o Photomath em farmacologia 2?

    Eu ainda me lembro que em PCI2, quando você foi falar com a professora de anatomia, a Gabriela Pinheiro para baixar a minha nota, você já tinha nota para passar não tinha nada que falar com a professora para ela baixar a minha nota.

    O pior é que você é bonita, o que você tem de bonita, você tem de malvada.

    Por causa da sua queixinha na coordenação da farmácia junto com o Gabriel Vasconcelos de Lucena, a Camilly Enes Trindade e a Julia Tavares Azevedo, algum FDP da coordenação da farmácia vazou as minhas informações pessoais para alguém que nem me conhece e nem estuda mais na UFRJ.

    Manda o seu amigo, o Guilherme de Sousa Barbosa me matar, se ele teve a capacidade de ameaçar me bater mesmo sem eu ter feito nada contra ele, ele também tem a capacidade de me matar. Melhor mandar ele vir na boca de fumo que tem aqui na minha rua manda os traficantes me mataram, aqui do lado da minha casa funciona um ferro velho clandestino que fica vendendo peças furtadas para os bandidos fazerem barricadas.

    Você ainda fez estágio no Instituto de Engenharia Nuclear, Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica, Laboratório de Hemostasia Experimental, Laboratório Goloni, Laboratório Veterinário Haima, Laboratório de Desenvolvimento Galênico. Será que o pessoal desses laboratórios sabe que você passou colando em cálculo para farmácia usando o Photomath?

    Agora você vai se formar como farmacêutica, graças à cola, graças ao Photomath.

    ResponderEliminar

Imprimir