Frango do Campo no Forno com Tomilho, Alho e Alecrim


As aromáticas que plantei ou semeei no nosso cantinho do jardim continuam a crescer.
Apesar de o tempo não ajudar, de chover e chover e chover, de ainda estar frio, de já terem vindo uns dias de muito calor, elas parece que gostam daquele local e vão crescendo, dominando o local, e dando muito mais cor e sabor aos meus cozinhados. É engraçado estar a preparar qualquer coisa para o jantar ou almoço e de repente lembrar-me de juntar umas ervas aromáticas. Quase tudo, com excepção do manjericão que morreu durante o inverno (entretanto aprendi que é muito sensível ao frio e para estar na rua durante os meses frios só mesmo com estufa), 
aguentou bem. Tomilho, alecrim, hortelã, tomilho limão, salsa e coentros que vou semeando várias vezes, cebolinho, hortelã chocolate e hortelã ananás, oregãos, poejos, louro, stevia são as que existem de momento. Mas quero ainda plantar erva cidreira e salva. Pelo menos.
E assim nascem sabores de acordo com o que está no canteiro das aromáticas. O frango assado ficou diferente com a salsa, o louro, o alecrim e o tomilho do jardim, acabadinhos de apanhar. Da “horta” para o tacho, e daí para a mesa. Uma sorte, eu sei. Eu, mata plantas assumida nem sei como é que elas têm sobrevivido...
Quem mais tem um cantinho de aromáticas? No jardim, na varanda ou no parapeito da janela....

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango do campo
1 limão
6 dentes de alho
100ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de colorau
2 pés de tomilho
2 pés de alecrim
1 pé de salsa
1 folha de louro

Preparação:

Depois do frango limpo, tempere-o de sal e pimenta e coloque numa assadeira. Na cavidade do frango coloque o limão aberto ao meio, a folha de louro, 1 dente de alho e a salsa, o alecrim e o tomilho. Tempere também de sal e pimenta o interior do frango.
Acrescente de pois os restantes alhos laminados, o colorau e regue com o vinho branco.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe o frango tostar durante alguns minutos até ficar dourado.
Retire do forno e deixe repousar alguns minutos antes de o partir em pedaços.
Sirva com legumes, uma salada verde ou outro acompanhamento à sua escolha.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:33

    Que franguinho apetitoso!
    Estou a ganhar o hábito de plantar ervas aromáticas e a gostar de usar na comida. Também sou uma "mata plantas", mas dentro de casa. Na rua, elas vão-se aguentando, pois nem todas gostam dos mesmos sítios, ou de muita água. Plantei salsa e coentros (são o meu "calcanhar de Aquiles"), as hortelãs (normal, pimenta, poejo, hortelã da ribeira) vão resistindo, uma sálvia e segurelha que pensava que estavam secas estão a rebentar, o alecrim já parece um arbusto, o cebolinho resistiu ao inverno, e há outras que estão sempre a ser renovadas (tomilho, mangericão), seja nos canteiros ou vasos. A cidreira aparece no jardim como uma erva daninha, e até a lúcia-lima resistiu ao inverno.
    As ervas aromáticas podem dar origem a coisas muito interessantes na cozinha, seja na comida, doces ou mesmo bebidas, permitindo variações que muitas vezes fogem ao tradicional.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:58

    Acabei de me aperceber que no dia 25 fazes 10 anos de(ste)blogue. Espero que estejas a preparar uma festa em grande!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:09

    BOa tarde Joana!
    Estou numa casa sem forno, de férias, e apetecia-me mesmo um franguinho com os sabores frescos das aromáticas e do limão...
    Será que o poderia adaptar de alguma forma e fazer antes num tacho?
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir