Geleia de Ananás


Quando ouvi falar em geleia de ananás, fiquei logo, como se costuma dizer “com a pulga atrás da orelha”!
Que excelente maneira de aproveitar as cascas do ananás que habitualmente desperdiçamos, e que receita curiosa. A minha dúvida seria se a geleia ficaria presa, e quem me deu a receita garantiu que sim.
A minha experiência. resultou bem em termos de sabor, mas achei que não ficava tão presa como eu teria desejado (tenho bastantes dúvidas da presença de pectina no ananás ou na sua casca!). Como não fiz a receita com açúcar para compotas - que já contém pectina - a solução para ficar com uma geleia com uma consistência mais a meu gosto foi usar folhas de gelatina, que acabam a fazer o mesmo efeito.
Mas, no final, o que importa é o resultado! A geleia fica com uma cor maravilhosa e tem um agradável sabor a a ananás. E o que eu acho realmente fantástico é o uso de algo que normalmente não tem outra solução do que ir parar ao lixo. É mesmo cozinhar com desperdícios!
A receita por aqui ficou aprovada. Se fizerem, contem-me tudo como correu porque estou realmente curiosa de saber os vossos resultados!

Ingredientes para 2 frascos com cerca de 200ml de capacidade:

cascas de um ananás ou abacaxi
cerca de 1 litro de água
cerca de 400g de açúcar
2 folhas de gelatina

Preparação:

Coloque as cascas do ananás num tacho largo e cubra com cerca de 1 litro de água. Deixe levantar fervura, e depois reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo coe a mistura e meça a quantidade de líquido com que ficou. (No meu caso fiquei com cerca de 550ml de líquido) 
Colocar o líquido resultante num tacho e acrescentar o açúcar - a quantidade de açúcar deve ser aproximada á quantidade de líquido coado; como tinha cerca de 500ml de líquido juntei um pouco menos de 500g de açúcar.) Mexa bem e leve ao lume até que a mistura ferva, e depois reduza o lume e deixe a geleia atingir o ponto, testanto com um pouco de geleia num pires até que esta atinja o ponto de estrada, que não vai ficar muito preso.
Demolhe depois as folhas de gelatina e acrescente-as à geleia quente. Mexa bem até que dissolva.
Coloque depois a mistura em frascos esterilizados. Sirva como desejar, em torradas, bolachas ou panquecas.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo10:23

    Fiquei curiosa com esta receita, pois é uma boa ideia de "reutilização", aproveitar o que iria inicialmente para o lixo.
    Conheço o "chá" feito com as cascas do abacaxi/ananás, a geleia feita com as cascas/caroços de fruta (marmelo, maçã, pera, pêssego), o doce feito com as cascas de citrinos (já experimentei com laranja, tangerina e clementina, e fica muito bom), para além da cristalização das cascas de citrinos (laranja, limão, tangerina).
    Para experimentar, quando tiver a "matéria-prima"!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Para experimentar muito em breve! Joana acha que se usar açúcar para compotas não será necessário juntar a gelatina? Vou experimentar, com o que tiver na minha dispensa!

    Beijinhos

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Mt interessante, hei de fazer da próxima vez que se comer ananás cá em casa :) Este fds fizémos chá das cascas do ananás, para uma bebida detox :) Bjinhos e thanks por mais uma deliciosa sugestão :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:58

    Bem haja, Joana.
    No Masterchef Austrália 2015 houve uma prova em que os participantes tiveram de escolher uma fruta ou legume e cozinhá-lo na totalidade, por isso aproveitando tudo (casca, caule, folhas, etc).
    Foi muito impressionante ver o prato final com partes de frutas ou legumes que normalmente deitamos fora.
    Num mundo em que tantos morrem de fome, num país onde cada vez mais há tantas pessoas sem terem o que comer, nunca é demais alertar para o desperdício e como podemos transformar em alimento algo que normalmente vai para o lixo.
    Muito obrigada e beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar
  5. Mas que bela receita! Tenho de experimentar.

    ResponderEliminar
  6. que bom aspecto! Parece mesmo uma delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não gosto de ananás, mas acho uma ideia fantástica. Atenção cabazes de Natal !!!
    Aida

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, admiro suas receitas, aprendi com uma Francesa que, quando colocamos gelatina nas cascas de frutas chama-se em Frances, Julê, um grande abraço!

    ResponderEliminar

Imprimir