Peixe Estufado em Tomate e Ervilhas com Puré de Batata Doce


A rotina instalou-se aqui em casa. Há horas de acordar. Há que lavar caras e dentes. De os vestir, preparar e tomar o pequeno almoço. Há que vestir o bibe, colocar os dois no carro e seguir para o Jardim de Infância. O António segue a rotina porque não tem outro remédio. O Zé Maria está a reagir muito bem à escola. Anda feliz e divertido e quando o vou buscar tem dias que ainda quer ficar mais um bocadinho. As nossas rotinas são agora diferentes. Há muito menos tempo para as ronhas da manhã, que tantas vezes nos deixavam de pijama até às 11 da manhã. Já não há grandes brincadeiras pela manhã. Depois de o deixar na escola volto para casa com o António. Outras vezes vamos ao supermercado ou fazer qualquer outra coisa que seja necessária. 
Mudou a rotina de todos, mas acho que nos estamos a adaptar bem. E aos poucos a rotina começa a fazer parte de nós, como se já fosse assim desde sempre.
Até a rotina cá de casa, a fazer as ementas mudou. Planeio o que nós vamos comer em função do que ele comeu na escola ao almoço. Se come peixe ao almoço na escola, será carne ao jantar em casa. Se ao almoço comeu arroz, tentamos comer batata ao jantar... Certamente que não serei a única! E num destes dias houve peixe com batata doce e ervilhas para contrariar a massa com frango do almoço da escola!

Ingredientes para 2 pessoas:

500g de lombos de peixe (qualquer peixe branco sem pele ou espinhas)
1 tomate coração de boi
1 cebola pequena
1 folha de louro
1 chávena de ervilhas congeladas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de oregãos
400g de batata doce
Azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num tacho, com um pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Junte depois o tomate previamente cortado em pequenos pedaços e os oregãos. Tempere com um pouco de sal e de pimenta e deixe ferver uns minutos em lume brando. Acrescente depois o peixe, previamente cortado em pedaços não muito pequenos e as ervilhas. Deixe cozinhar até as ervilhas e o peixe estarem macios e o molho apurado.
Entretanto descasque as batatas doce e leve-as a cozer em pedaços, em água temperada de sal. Escorra bem as batatas e esmague-as com um utensílio próprio ou com um passe vite. Se necessário acrescente um pouco de leite e tempere a gosto. (Pessoalmente só coloco um pouco de sal.)
Sirva o peixe estufado com as ervilhas e o tomate acompanhado com a batata doce.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:08

    Uma boa sugestão, que soa a comida de conforto, para estes dias que começam a ficar frescos. As rotinas e os horários, fazem parte do dia a dia. Temos que nos adaptar a eles, direta e indirectamente, obrigando a gerir o tempo. Até eu, irei regressar à rotina!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana! Parabéns pelo blog, acho que é muito inspirador e útil... Esta receita é ótima nesta altura, em que começamos a sentir o frio :)
    Vou experimentar!

    Convido-a a ver o meu blog, que ainda é recente: www.oquintosabor5.blogspot.pt

    Boa sorte e obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Joana, adorei a sugestão do puré de batata doce, irei experimentar em breve. Comento a sua publicação de hoje porque confesso que aguardava ansiosamente pelo dia de hoje para ver a sua publicação, pois tal como a Joana eu também adoro e vivo intensamente o natal e esperava algo relacionado com esse tema aqui ou no seu outro blog e nada :-( pois faltam nada mais nada menos que 100 dias para o natal. Obrigada pelas suas partilhas e boa continuação no regresso ás rotinas.
    Beijinho, Cristina L.

    ResponderEliminar
  4. Ola olá... igualzinho por aqui. Hoje no jardim de infância também será frango com massa. Que bom que ele gosta. Que as novas rotinas vos façam criar ainda mais laços de amor e que a cada momento que passa sinta como é bom vê-los crescer

    ResponderEliminar
  5. Bem... Que aspecto delicioso. Gostei bastante desta receita.
    Beijinho!!!

    Bimby & SAbores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Também tenho o cuidado te ver sempre a ementa da escolinha e dento do possível fazer com que não coma repetido! :)

    Gostei desta sugestão. Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir