É algo que aprendi com a minha mãe. Há um dia por semana em que todas as caixinhas com sobras que habitam o frigorífico saem cá para fora. Em casa dos meus pais, é dia de comer acepites variados, de cada um escolher e comer a sua sobra favorita. Em minha casa faço algo parecido, mas normalmente dou-lhe uma roupagem nova.
Neste último dia de “limpeza” ao frigorífico havia um resto de salmão - 1 posta inteira - e sobras de arroz. Havia na gaveta dos legumes um pequeno alho francês solitário e um restinho de espigos. Estava dado o mote para o jantar. O que não daria para dois, acabou por dar para 2 adultos e 2 pequenos. E foi um jantar muito elogiado. Por mais que cozinhe, por mais receitas novas que teste, acho que das coisas que mais gosto é mesmo “inventar2 com o que vive no frigorífico evitando assim todo e qualquer desperdício.
Ingredientes:
1 posta de salmão
1 alho francês
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
150ml de leite
sal e pimenta q.b.
1 taça de sobras de arroz branco
1 mão cheia de espigos de couve
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
Preparação:
Para as pataniscas. Limpe a posta de salmão de peles e espinhas. Numa taça coloque a farinha, o ovo e o leite. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o salmão desfeito em lascas e o alho francês cortado em rodelas fininhas e previamente lavado. Envolva bem.
Frite depois em azeite ou óleo vegetal colheradas de massa. Deixe alourar de um dos lados antes de virar e deixar cozinhar do outro lado. Escorra sobre papel absorvente antes de servir.
Para o arroz de espigos aldrabados. Coza os espigos em água a ferver temperada de sal. Assim que os espigos estiverem cozidos escorra-os e guarde um pouco da água de cozedura.
Entretanto pique a cebola e o dente de alho e leve a alourar num tacho, juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro. Acrescente depois os espigos já cozidos e escorridos e o arroz. Envolva bem e solte o arroz com um pouco da água de cozedura dos espigos.
Sirva o arroz com as pataniscas de salmão e alho francês.
Bom Apetite!
Estas ideias são sempre úteis, pois não estamos em época para desperdícios, especialmente de comida.
ResponderEliminarEste fim de semana, também foi dedicado aos "restos" que ganharam nova roupagem: pataniscas de peixe (restos de peixe grelhado e de uma lata de atum, com grelos de cebola) com um arroz de agrião e cenoura, "Lasanha" enrolada (receita da Clara de Sousa - Supremos de frango, mas com restos de rojões; já vi algo parecido num programa do Jamie Oliver mas com legumes).
É um bom exercício fazer pratos com o que temos em casa, tentando "inovar" o trivial, obtendo sempre um resultado único e diferente.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Não há nem nunca houve uma época para desperdícios. Parte daquilo a que temos vindo a assistir ao longo de muito tempo, foi ter-se interiorizado que podíamos desperdiçar à vontade, éramos todos ricos. Grande mentira nos impingiram e na qual todos nós, porque era confortável, embarcámos sem pensar.
EliminarUma refeição bem boa e reconfortante. Adoro o arroz..... ;)
ResponderEliminarBeijinho!!
Bimby & Sabores da Vida
Confesso que uma das minhas dificuldades é aproveitar os restinhos que vão ficando no frigorífico. Por isso, ideias como esta são muito bem vindas!
ResponderEliminarÓptimo aspecto, vou experimentar de certeza. Só não percebi porque é que o arroz é aldrabado.
ResponderEliminarUma boa e deliciosa refeição,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
As pataniscas foram o nosso jantar de hoje cá em casa e ficaram aprovadas!
ResponderEliminarMais uma excelente ideia Joana ;)