Creme de Avelãs e Cacau Saudável




Próximo Workshop. Dia 9 de Abril, das 10h às 13h em Furadouro - Ovar, na Colher de Chá. Desta vez com o tema de “Finger Food para Dias Especiais”. Para mais informações ou para se inscreverem geral@colherdecha.pt

Fazer “nutella” em casa não é uma novidade. Já experimentei várias versões, com manteiga, chocolate em tablete e até leite condensado, e já fizeram parte de várias cabazes de natal, para os amigos mais gulosos. (Podem até encontrar essa receita no livro “Presentes com um Sabor Especial”, na página 38)
Ainda não tinha experimentado as versões sem adição de açúcares e mais saudáveis. Não pelos miúdos, que ainda não comem, mas por mim, que sou gulosa e estava com vontade de experimentar estas versões....  Descobri as mais variadas receitas. Umas com xarope de agave, acér e até com mel. Nenhuma me convenceu totalmente... Umas ficavam com um sabor demasiado intenso ao mel ou agave e mal se notava o sabor das avelãs, e outras ficavam demasiado pastosas para o meu gosto, pois não era adicionado a água, o que as tornava muito grossas e, difíceis de barrar.
Depois de experimentar várias receitas, acabei a adaptar componente de várias para um creme de avelãs e cacau mais saudável e sem aditivos, mas principalmente que nos agradasse. Acho que finalmente acertei na minha versão e foi aprovada também pelo Miguel.
Depois podem usar como a “nutella” tradicional. Para rechear crepes, em enroladinhos no forno, para rechear uma tarte de chocolate e acompanhar com morangos e frutos vermelhos. E fica delicioso como uma cobertura de um bolo mais simples.
Uma versão mais saudável para os mais pequenos  - porque cada vez mais (e ainda bem!) há pais preocupados com aquilo que oferecem todos os dias aos filhos para comer!

Ingredientes para 1 frasco:

200g de avelãs
3 tâmaras grandes
2 colheres de sopa de cacau em pó (usei cacau cru em pó)
150ml de água

Preparação:

Comece por tostar as avelãs. Coloque-as num tabuleiro e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 minutos, ou até as avelãs começarem a dourar. Atenção porque queimam muito facilmente. Retire-as e deixe arrefecer um pouco antes de usar.
Coloque as avelãs depois de arrefecidas num robot de cozinha (convém ser um robot com bastante potência, como a Bimby, ou a Yammi) e acrescente as tâmaras já sem caroço e o cacau. Triture tudo até obter uma pasta homogénea. Tenha paciência. Mesmo com um robot potente este processo demora alguns minutos - pelo menos 5 minutos - e é necessário ir abrindo o robot e ir misturando a pasta que se vai fixando nas paredes do copo. 
Quando tiver uma mistura pastosa e homogénea, acrescente a água e continue a triturar, (mais uns 5 minutos), e vá abrindo o robot e envolvendo tudo de cada vez que achar necessário.
No fim deverá ter uma mistura cremosa e homogéna.
Coloque num frasco e guarde no frigorífico.
Use como cobertura de bolos, para barrar no pão e em torradas, para fazer sobremesas - rechear tartes de chocolate, por exemplo....


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:34

    Tenho visto várias receitas de "nutella" caseira com variados ingredientes, mas ainda não foi feita por falta de lembrança e de apetite, e por falta de "matéria-prima" que tem outro destino!
    Tenho uma dúvida: as avelãs são com ou sem pele? Nas receitas que tenho visto, e em que usam as avelãs tostadas, estas são com pele.
    Gosto desta receita, porque tem poucos ingredientes, que não se sobrepõem entre si.
    Irei experimentar, mesmo sem Bimby ou Yammi, com o "pequeno" que tenho em casa (Moulinex Masterchef antigo). Poderá não ficar tão cremoso, mas será certamente delicioso.

    Um bom fim de semana e um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:25

    Esta parece muito mais saudável do que a que faço. Faço-a na máquina da sopa da moulinex ( a potência é de 1100 watts, quanto mais, melhor) e também fica bom. A diferença com a bimby, é que a bimby mantém a temperatura baixa e velocidade baixa. Por isso, o chocolate vai derretendo devagar e todos os sabores vão se misturando devagar. Não sou perita na cozinha, mas acho que fica melhor.

    ResponderEliminar
  3. Tb já fiz uma versão caseira, mas ñ fiquei grande fã, acho q levava demasiados ingredientes. Entretanto já vi mais uma ou duas receitas diferentes e ando p experimentar (pois agora tenho aí crème de chocolate e avelãs bio comprado). Mas vou ficar c esta tua sugestão p fazer tb :) Bjinhos e bom fds! P.S. - amanhã vens p este lado e eu vou p os teus lados, Coimbra... Bom workshop!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Excelente aspeto e caseiro ainda melhor! Estou tentada a experimentar! Bom domingo! :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:43

    Boa noite,
    As avelãs são com ou sem pele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Eu usei com casca.
      Um beijinho, Joana

      Eliminar

Imprimir