Piri-Piri Caseiro


No nosso cantinho das aromáticas crescem imensas coisas. Além das aromáticas propriamente ditas, há ainda rúcula deliciosa, e um arbusto de piri-piri, que este ano tem estado carregado. Tenho apanhado os piri-piri, bem pequeninos e muito, muito picantes.
E além de azeite aromatixado - chilli oil, que gosto de ter sempre me casa, este ano há também imenso molho de piri-piri caseiro para usar com imensa moderação, porque está mesmo fogo.
Além disso, se a produção assim continuar, poderá ser uma outra coisa para colocar nos meus cabazes de natal!
Deixo-vos a preparação do piri-piri caseiro - que n\ao tem muito que saber, nem quantidades, porque é um bocado a olho, mas que é algo sempre útil para ter em casa e usar em alguns cozinhados.

Ingredientes:

malaguetas q.b.
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Coloque as malaguetas inteiras e sem os pés no copo da varinha mágica, e junte um pouco de sal. (Eu, em vez de fazer com a varinha mágica, uso um moinho de café eletrico para fazer isto, mas atenção que o meu moinho de café depois, não serve para moer café, apenas o uso para triturar misturas de especiarias, piri-piri e outras coisas do género.)
Junte também um pouco de azeite e triture até começar a fazer uma pasta. Se necessário acrescente mais um bocadinho de azeite - que além de ajudar a triturar, ajuda à conservação.
Com uma espátula envolva bem os ingredientes e, se necessário triture um pouco mais.
Coloque depois num pequeno frasco de vidro e guarde no frigorífico, utilizando depois conforme necessário  - e com atenção - nos seus cozinhados.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Gosto muito de azeite aromático com piri-piri mas sem ser muito forte. Belíssimo molho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/queques-de-abobora-e-coco.html

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:01

    Ui...o monitor pegou "fogo"! (risos)
    Pela fotografia, parece ser bastante concentrado, além de ter uma cor vibrante.
    E vem a calhar para o tempo frio, pois "aquece" a alma, e ajuda a combater as constipações (acho que li em algum lugar esta informação)!
    A ideia do piri-piri para oferta não é descabida para os apreciadores de picante, seja pelo molho ou azeite aromatizado, ou mesmo seco/desidratado (inteiro ou em pó/flocos).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Também costumo a oferecer no Natal
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Quanto tempo aguenta no frigorífico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana, eu também junto whiskey e ajuda a conservar, nem coloco no frigorífico. Cumprimentos, magda

    ResponderEliminar
  6. ola! estou a ponderar a oferta de cabazes de Natal para a familia este ano e gostei desta receita!agora tenho algumas questoes...
    as malaguetas usa frescas (acabadas de colher?) pois tenho secas do ano passado e nao sei se daria para usar...
    e quanto à conservação do molho é possivel fazer agora para oferecer no Natal sem que se estrague? ou teremos que fazer algo para conservar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Pode usar as pimentas desidratadas bem como outros ingredientes também desidratados. Quanto à durabilidade,. Se o molho for guardado em local escuro e sem grandes variações de temperatura vai durar muito tempo.

      Eliminar
  7. A revelação para mim desta receita foi usar o moinho de café, tenho cá um parado e nunca me lembrei disso. Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, comercializa estes produtos? Pode me contatar para o email: materia.ramos@gmail.com ou o telefone 968732754. Obrigado

    ResponderEliminar

Imprimir