Empadão de Atum e Camembert


Desde que o novo ano começou, tenho andado feita formiguinha a “arrecadar”. A miúda está aí a chegar - sem falta até ao final do mês - e eu, apesar de ainda não ter a mala pronta mesmo com 36 semanas de barriga, ando numa de ter a arca frigorífica recheada para os primeiros tempos. Fiz isso das gravidezes anteriores, e é um dos melhores conselhos que posso dar! Nada melhor do que não ter a preocupação de cozinhar durante uns tempos, e de poder ter uma alimentação um bocadinho melhor do que take away, por nós e pelos outros miúdos cá de casa!
Nessa tarefa de cozinhar - ou de preparar - e congelar, dá imenso jeito dar volta a frigorífico, arca e despensa e ir despachando coisas: afinal vou fazer caril de lentilhas porque tenha cá imensas, ou carne estufada que depois aproveito para empadão e outras coisas, porque ainda tenho imensa carne de vaca desde a última entrega do cabaz.. Ou aproveitar bacalhau para ter uma base pronta que depois tanto serve para um bacalhau à Gomes Sá, um empadão de bacalhau, ou até um bacalhau à Brás....
Nessas voltas na cozinha ainda é preciso fazer o jantar nosso de todos os dias! E acabar com alguns restos do jantar de fim de ano!
E assim surge um empadão de atum com camembert e acabam os restos por aqui!

Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:

3 latas de atum em azeite
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
600g de batata
150ml de leite
sal e pimenta q.b.
sobras de queijo camembert - cerca de 1/3 de camembert
nos moscada
azeite q.b.
1 folha de louro
100ml de natas

Preparação:

Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e leve-as a cozinhar em água temperada de sal. Assim que as batatas estiverem cozinhadas, retire-as do lume, escorra bem e com a ajuda de um utensílio próprio esmague as batatas em puré (pode ser um esmagador manual ou o um passe-vite!) Junte depois o leite quente, aos pouco se poucos, misturando bem no puré de batata. Tempere depois a gosto com sal, pimenta, noz moscada e azeite ou um pouco de manteiga. Reserve.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro, Junte depois o atum escorrido e envolva bem. Deixe apurar um pouco e, se quiser tempere com um pouco de pimenta.
No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque a mistura de atum, e por cima deste disponha o camembert previamente cortado em fatias finas. Cubra depois com o puré de batata e por cima coloque as natas!
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, apenas para gratinar a superfície do puré.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo10:19

    Gosto destas ideias, operação "limpa frigorífico"!
    É um empadão com um toque diferente, que sai sempre diferente consoante o que há em casa.
    Mais uma variante para experimentar, e variar um pouco!
    Ter alguma comida preparada, é bastante prático, para situações de "emergência" (convém é ter algum espaço dispinível no congelador ou arca!).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Joana, tu prepara a mala! Tenho uma amiga q o bebé (2º) dela lhes trocou as voltas e nasceu mais duma semana antes (mesmo dps duma consulta c o medico no dia anterior q lhe dizia q era pelo menos mais uma semana até ao parto!) Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, posso substituir o leite por bebida vegetal? Obrigada:)

    ResponderEliminar
  5. Pode ser feito com outro queijo. Se sim o que recomenda?

    ResponderEliminar
  6. Vou experimentar, sem dúvida!!

    Estou a seguir o blog, gosto muito :) Gostava muito que passasses pelo meu blog e me desses a tua opinião sincera!
    Beijinho,
    Inês do blog https://umblogindisponivel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir