Prato de Entrada para Festas


E mais um dia de natal que se passa. A casa esteve cheia de família, de afetos, de abraços e sorrisos e de muita comida. Houve o tradicional bacalhau, arroz e filetes de polvo, cabrito, borrego e carne de porco, arroz árabe, batatinhas, grelos e um tabuleiro de batata doce e castanhas. E os doces, o tradicional leite creme e os sonhos. As filhoses da Avó Cila e os bilharacos de avó Celeste. A torta de laranja. e o pudim de azeite e mel.A bebinca da avó Filomena. O tio Tó fez as rabanadas, a minha mãe  o arroz doce e as broinhas. E há sempre quem traga o bolo rainha, entre outras coisas!
Fomos 23 à mesa no dia 25 e todos ajudaram a por e colocar travessas, a por pratos na máquina, a trazer copos sujos....
Fomos à missa do galo, os miúdos deixaram as pantufinhas à lareira para o Menino Jesus e o Pai Natal trazerem o presente. Deixamos uma cenoura à renas e uma chávena de chá e um sonho ao Pai Natal. (Não deixamos nada ao menino Jesus, porque ele é bebé, não come nada e além disso fica em casa no quentinho!)
No dia 25 liguei o forno às 9h30 da manhã, com um olho aberto e outro fechado, e coloquei lá dentro o cabrito, o borrego e a carne de porco.  A minha mãe trouxe a canja e os grelos já arranjados.
As pessoas foram chegando. Foram- se distribuindo sorrisos e abraços e lá nos sentamos à mesa. 
E depois de tudo isto, lá nos lembramos de trocar as prendas. Foi um natal feliz e pleno.

Agora comemos as sobras, estamos com os amigos, há jantares de pós natal, e temos os miúdos de férias em casa connosco. O tempo é para aproveitar com os miúdos, nestes dias que a mim são os que me sabem a verdadeiras férias.

Até lá, e como a época de festividades continua, deixo algumas sugestões para a mesa de fim de ano. E começo já, com aquilo que mais me têm pedido. Uma sugestão de “tábua” de entradas, em versão mais pequena. (Podem sempre ver a versão grande que preparei no meu aniversário, e que coloquei na instagram: https://www.instagram.com/p/Brut2ZgnAo8)


Ingredientes:

Queijos variados
requeijão
enchidos a gosto
compotas variadas
Romãs, laranjas, uvas...
frutos secos a gosto
ervas aromáticas a gosto
pães e tostas a gosto

Guacamole Rápido:
1 abacate
1/2 cebola
1 molhinho de coentros
sal q.b.
sumo de limão q.b.

Azeitonas Temperadas:
azeitonas descaroçadas
azeite q.b.
2 dentes de alho picadinhos
oregão q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Para o guacamole. Descasque o abacate e esmague-o com um garfo. Tempere com um pouco de sal, sumo de limão e  junte a cebola finamente picada e alguns coentros também picados. Reserve no frigorífico até servir
Para as azeitonas temperadas, coloque as azeitonas numa taça e tempere-as com os oregãos, os dentes de alho picadinhos, uma pitada de sal e pimenta e regue com o azeite. Deixe a marinar algumas horas.
Depois, com todos os elementos, monte a tábua a gosto, de forma harmoniosa. Poderá ainda juntar outras coisas como patês, ovos de codorniz cozidos com maionese caseira.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Este blog é incrível! Que mesa maravilhosa!! Boas festas :D

    ResponderEliminar
  2. que ideia espectacular, a mesa composta ficou linda!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:51

    Adoro esta ideia de "tábua" de entradas!
    Fica tudo bonito e aprumadinho, sem estar disperso pela mesa, e é uma boa ideia para o fim de ano.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Que sortudos são os amigos da Joana :) e nós também, porque passo constantemente neste blogue à procura de ideias boas. Eu também faço tábuas de entrada, mas ainda não tenho tanta gente para servir, tenho até de cortar bastante na minha criatividade hahaha parabéns por mais um ano de bom trabalho! O "descanso" é merecido, boas festas :)

    ResponderEliminar
  5. Que boa sugestão,obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir