Pasta de salmão Natalícia


O Natal está mesmo, mesmo à porta. Quase que nem faz sentido, nesta altura, falarmos de receitas que não sejam alusivas à época. Sejam pratos de carne ou de bacalhau para este dia tão especial, sejam as inúmeras sobremesas ou versões diferentes das mais tradicionais, sejam receitas para os presentes de comer...
Tudo cheira e sabe a natal!
Aqui a cozinha já não pára. No intervalo das nossas refeições de todos os dias, saem da cozinha os presentes de comer - fornadas de bolachas, granolas, compotas, docinhos com chocolate, nutela caseira, caramelo cremoso....E pelo meio alguns doces de natal como os bilharacos da minha avó Celeste ou o Bolo Rainha do meu querido Célio.
Mas o que vos sugiro hoje é uma receita para uma entrada de natal. Daquelas coisas que preparamos rapidamente e colocamos na mesa juntamente com uns queijos e frutos secos para ir recebendo os convidados, a familia ou os amigos, enquanto a ceia ou o almoço não estão prontos, e de forma e ir promovendo a partilha entre todos.
Foi também uma das receitas que partilhei nos meus workshops de mesas de natal, e que hoje partilho aqui com todos.
Fica a sugestão.

Ingredientes:

100g de salmão fumado
azeitonas pretas q.b. 
1 tomate pequeno
200g de queijo creme
50g de tomate cereja
cebolinho picado q.b.
75g de maionese
3 colheres de sopa de mini pepinos de conserva.
1/2 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
tostas finas, bolachas, gressinos  a gosto para servir

Preparação:

Numa taça misture o queijo creme com a maionese. Junte a cebola finamente picada, as azeitonas picadas, o tomate picado, os pickles picados, o salmão fumado finamente picado e tempere com um pouco de sal e pimenta, misturando bem. Leve ao frigorífico até servir.
Decore depois com o tomate cereja e o cebolinho e sirva com pão, bolachas e tostas a gosto.

Bom Apetite!


4 comentários :

  1. Que maravilhosa sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:18

    É uma boa sugestão e é versátil como entrada de uma refeição, como parte de uma mesa de petiscos ou mesmo como recheio de sandes.
    Em casa, há algum cheiro a Natal por via das bolachas para as ofertas de Natal. Os fritos só por altura do fim de semana ou próximo da data, por causa da disponibilidade de tempo.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Universidad de Minia
    Minia University is rich in history, it is known with its famous faculties and University buildings. It was separated from Assuit University by virtue of Republican Decree No. (93) Of 1976. The University currently includes 19 faculties in addition to the Higher Institute of Nursing. Four of these faculties located off campus; faculties of Arts, Dentistry, Engineering and Veterinary Medicine. The other faculties located on campus; Faculties of Education, Agriculture, Science, Dar Al-Uloum, Medicine, Fine Arts, Tourism & Hotels, Physical Education, Alsun, Nursing, Pharmacy, Specific Education, Computer & IT Science and Arts of Education.

    ResponderEliminar

Imprimir