Tomate Recheado com Bolonhesa de Atum


Cá em casa gostamos muito de legumes recheados. Sejam tomates. beringelas. pimentos, courgetes nas suas variadas formas. É uma optima forma de aproveitar sobras de carne  - restinhos de frango, carne assada - e também uma maneira de comer mais legumes e de até fazer as refeições sem carne nem peixe, porque podemos rechear os legumes com mais legumes, com quinoa, arroz, millet, queijo, ovos, .... São mesmo muito versáteis. Os miúdos acham sermpre piada, principalmente se forem legumes com “chapéu”, como o tomate ou as courgetes redondas, e mesmo que não comam o exterior, comem sempre o recheio... Mas os tomates recheados são mesmo os favoritos dos mais pequenos.
Desta vez, com uma simples bolonhesa de atum, aproveitando o interior que escavei do tomate para o molho da bolonhesa. E mesmo que façam outro recheio, nunca desperdicem o interior do legumes. Podem aproveitar para molhos, estufados, salteados ou sopas. Já sabem que o mote é desperdício Zero!

Ingredientes para 4 pessoas:

8 tomates não muito grandes
1 cebola
2 latas de atum em azeite
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
20 azeitonas pretas
2 dentes de alho
oregãos secos q.b.

Preparação:

Lave bem os tomates e corte-lhes uma tampa. Escave depois o interior com uma colher de sopa, reservando-o. 
Coloque depois o tomate virado para baixo, a escorrer sobre papel absorvente.
Entretanto pique a cebola com os dentes de alho e leve ao lume com um pouco de azeite. Junte depois o tomate reservado (o que retirou do interior do tomate!) e deixe estufar um pouco. Tempere de sal, pimenta e com os oregãos secos e deixe cozinhar mais um pouco.
Entretanto escorra o atum e junte-o ao molho de tomate. Retifique de sal e pimenta e acrescente as azeitonas pretas cortadas em pequenos pedaços. Deixe estufar mais uns minutos e retire do lume. Reserve.
Entretanto coloque o tomate num tabuleiro de forno (virado para cima) e tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite. Recheie depois os tomates com a bolonhesa de atum, e tape com as tampinhas que cortou.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 45 minutos, ou até o tomate estar macio.
Sirva com uma salada verde, ou com brócolos cozidos ou assados.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:49

    Aqui está uma boa sugestão para um dos jantares da semana!
    Gosto de legumes recheados (normalmente, pimento, curgete ou beringela), embora não os faça com muita frequência.
    Para experimentar, se tiver tomate com o tamanho ideal, ou adaptando a outros legumes (ex.abóbora).
    Venham mais ideias assim!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Já fiz este prato uma vez ou outra, é bom para ir comendo e apresentando de forma original os ingredientes de todos os dias :) beijinhos e um bom ano!

    ResponderEliminar

Imprimir