Lombos de Salmão no Forno com Leite de Coco e Caril


Não sei começar a semana sem andar às voltas com o meu frigorífico. Desta vez, sem sobras e com poucos frescos, dei por mim a fazer o exercício de dar largas à imaginação e pensar a ementa da semana tendo como base principalmente o que tinha no congelador e os poucos frescos que estavam no frigorífico.
O salmão (que tinha no congelador) com um resto de leite de coco e salsa e básicos de casa, como limão, sal, pimenta e caril, transformou-se no jantar, Acompanhei com batata doce roxa . a única que por cá havia e salada de alface, rucula e tomte cereja, sobras da semana passada. No frigorífico estavam também cenouras, que juntando abóboram nabo e courgete que tinha congelado se transformaram na sopa cremosa desta semana.
Carne de vaca que pique, com sobras de linguiça de um workshop, ovo cozido e queijo, são outro jantar, com quinoa que cozi e que vai acompanhar em forma de salada.
No congelador havia também bacalhau, couve de caldo verde, feijão azuki cozido e broa de milho esfarelada, pronta para juntar a cozinhados (e que deve ter sobrado de algum jantar ou festa). Assim nasce mais uma refeição de bacalhau com migas de couve e feijão.
Ainda tinha entrecosto que temperei para assar e maçãs velhotas na fruteira que transformei em puré de maçã para acompanhar a carne de porco. E da carne de vaca do rolo de carne, como era bastante, estufei outra parte, em tomate e vinho tinto, para outro jantar com outro acompanhamento que na altura se verá.
Para quem acha que a “meal prep” não deixa espaço para a criatividade e inspiração, esqueçe-se que cozinhar, tudo num dia, ou em dias diferentes, adaptar uma ementa ao que temos em casa e combinar ingredientes em função das sobras e restos é um excelente exercício para minimizar desperdício e mais do que isso em pôr à prova a nossa capacidade de improviso e sim, de criatividade culinária.
Deixo-vos a receita de salmão que tanto me pediram! 



Ingredientes para 4 pessoas:

4 lombos de salmão já descongeladas  (de preferência selvagem)
sal e pimenta q.b.
4 rodelas de linão
1 molhinho de salsa
4 colheres de sobremesa de leite de coco (parte sólida da lata)
pó de caril q.b.

Preparação:

Tempere as tranches de salmão com sale pimenta. No fundo da assadeira ou pirex coloco as rodelas de limão e a salsa e sobre elas coloque os lombos de salmão. Cubra cada uma das postas com 1 colher da parte sólida do leite de coco e polvilhe com o caril em pó.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 160ºC durante 20 minutos (até pode deixar menos se gostar do salmão mais mal passado).
Retire do forno e sirva com acompanhamentos a gosto


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo13:23

    Tem um rico menu para a semana, construído a partir do que tinha no congelador!
    Gosto da sugestão para o peixe, pois muitas vezes faltam ideias para o peixe em filetes/lombos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Toda a família gosta! Hoje vou repetir!
    Bom ano querida Joana
    Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir