Bolo Florido (para o dia da mãe ou outro dia especial)


Perguntam-me imensas vezes acerca dos bolos que faço para as comemorações dos aniversários cá de casa. Há muito tempo que deixei de comprar bolos em pastelarias e passei a fazer eu mesma. Claro que não ficam perfeitos, claro que não ficam tão deslumbrantes, mas são, para mim bolos especiais, e que me dão imenso prazer fazer.
Opto quase sempre por fazer massas de bolos mais densas mas fofas - de receitas conhecidas e já publicadas aqui no blogue - e vou alternando com coberturas de buttercream, brigadeiro, chocolate cremoso, chantilly, doce de ovos... Dependendo das massas usadas. 
No aniversário do Zé fiz um bolo de banana já aqui publicado, com cobertura de buttercream de mascarpone e foi um sucesso. No aniversário do Miguel, bolo de noz e cobertura de doce de ovos, nos anos da Benedita, bolo de maçã com buttercream de queijo creme, e no aniversário do António, bolo de cenoura e laranja com cobertura de chocolate cremoso....
Este bolo que trago hoje, foi preparado num workshop privado de comemoração de um aniversário de uma amiga minha. Ela escolher um bolo de cenoura, e queria uma cobertura de queijo creme, porque é fã da combinação. Portanto optei por um bolo de cenoura e coco que publiquei aqui recentemente, e “inveintei” uma cobertura sem manteiga, apenas de queijo creme e natas. O resultado não poderia ter sido mais perfeito, e merece ser partilhado. Principalmente porque este fim de semana é dia da mãe e pode ser uma altura maravilhosa para preparar este bolo. E Maio é também altura de comemorações de comunhões e profissões de fé e afins, e sei que muitos procuram um bolo especial para fazer em casa.
Decorei com flores comestíveis, o que torna o bolo irresístível! Estas foram uma oferta da Francisca,  (https://www.instagram.com/heartmakesfranciscanunes),  mas encontram flores comestíveis em mercados e supermercados biológicos, e também no supercor.

Próximos Workshops:

 “Receitas Simples e Deliciosas para Dias de Primavera” 
Em LISBOA, PORTO e OVAR

LISBOA - 25 de Maio: Workshops Pop Up Chiado, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

PORTO - 11 de Maio:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 - (INSCRIÇÕES AQUI)

OVAR - Furadouro - 12 de Maio: Colher de Chá, 10h - inscrições em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para o Bolo:

250g de cenouras 
4 ovos
100ml de óleo vegetal (uso óleo de grainha de uva prensado a frio. Também podem usar óleo de coco se preferirem ou azeite ou oleo vegetal normal)
250g de açúcar mascavado ou amarelo
175g de farinha de espelta
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio e cobertura de queijo creme:

400g de queijo creme
200g de creme fraiche
75g de açúcar em pó

Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a cenoura descascada e cortada em pedaços, os ovos, o óleo, o açúcar e o fermento e triture até obter uma mistura homogénea. Junte depois a farinha e o coco e envolva com a colher de pau.
Coloque a massa dividida em duas formas com cerca de 16cm de diâmetro, previamente f untadas e forradas com papel vegetal, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Entretanto prepare a cobertura: bata o queijo creme à temperatura ambiente com o creme fraiche o o acucar em pó.
Depois do bolo frio, recheie e cubra com a mistura de queijo creme alisando a superfície com a ajuda de uma espátula. 
Decore depois a gosto com as flores comestíveis com outra decoração a gosto.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Maravilha! Adoro tb a combinação da massa do bolo com a cobertura! Bjinhos e Feliz Dia da Mãe (como os restantes 'dias', é quando o Homem quiser ;) )

    ResponderEliminar

  2. تمتلك شركة تنظيف مكيفات بالرياض افضل الطرق والمعدات في تنظيف الواحدات الداخلية والخاريجة للمكيفات توفر تنظيف المكيفات الاسبلت الفريون الكاست شركة غسيل مكيفات توفر خدمة تعبئة الفريون بسعر مميز شركة نظافة مكيفات تساعد علي رفع كفاءة التشغيل مرة اخري

    شركة تنظيف موكيت بالرياض
    نقدم خدماتنا مثل غسيل الموكيت والسجاد وغيرها فالهدف الاول هو راحة العملاء و اكتساب ثقتهم مهما تكلف الامر مع ضمان جودة الخدمات المقدمه و سرعة انجازها بكل سهوله و امان و على احدث و افضل الاساليب

    افضل شركة لرش مبيدات بالرياض فنحن نقدم خدماتنا المتميزة في رش المبيدات الى المنازل والفلل والمحلات التجارية والفنادق المختلفه حيث تعتمد الشركة على مجموعه من المبيدات الآمنه والفعالة والموثوق فيها بإعتماد وزارة الصحة السعودية.

    لذلك تحرص شركتنا ارخص شركة مكافحة حشرات بالرياض كأفضل الشركات الموجودة فى الرياض على التخلص من جميع الأفات الشرسه مثلا الفئران وغيرها من القوارض التى من الممكن ان تكون سبب فى تدمير اغراض اى منزل او قد تسبب بعض الامراض اونقلها.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:06

    É um bolo bastante bonito e vistoso!
    Um bolo que reuna as preferências do aniversariante é uma ideia vencedora, pois não dá azo a "invenções" em termos de sabores (no sentido de experimentar alguma combinação que não seja muito usual ou que não seja apreciada pelo aniversariante).
    Mesmo um bolo singelo, com uma cobertura que combine com o sabor escolhido, e uma decoração simples qb (sem exagero nos elementos decorativos), é uma boa opção para os bolos feitos em casa.
    Fico com a ideia para uma futuro bolo de aniversário, seja o bolo ou o creme, apesar de aqui em casa haver "discos pedidos" (bolo de ananás e chantilly, ou um bolo tipo pão de ló/bolo de amêndoa com doce de ovos).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Imprimir