Gelatina de Laranja com Agar- Agar


Andava há imenso tempo apara finalmente experimentar o agar-agar e usar para fazer gelatinas para os miúdos que, ocasionalmente comem, e que já me tinham pedido para fazer.
Andei a arrumar a despensa, descobri as saquetas de agar-agar e lá fui eu preparar as gelatinas para os miúdos. A experiência foi 50% bem sucedida. O António adorou, o Zé Maria disse que era “blhec”. Portanto não posso garantir que os vossos pequenos gostem.
Eu provei e também gostei. E sei que, quer eles gostem, quer não, é sempre uma alternativa às gelatinas “prontas”.
Fica a ideia.

Ingredientes para 4 doses:

350ml de água
4 colheres de sobremesa de xilitol (podem adoçar com açúcar se preferirem)
1 saqueta de agar-agar (usei uma saqueta da marca Vahiné)
2 laranjas sumarentas

Preparação:

Num tachinho desfaça o agar-agar com cerca de 4 colheres de sopa de água. Junte depois a restante água e leve ao lume, mexendo de vez em quando, e deixando ferver cerc de 3 minutos em lume brando.
Entretanto esprema as laranjas até ficar com cerca de 150/200ml de sumo de laranja.
Depois de ferver a agar-agar, junte o sumo de laranja e adoce com o xilitol ou açúcar.
Verta para uma taça grande - ou 4 tacinhas mais pequenas - e leve ao frio até prender.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo10:06

    É sempre bom haver alternativas às gelatinas de pacote, com cores e aromas artificiais.
    No entanto, há que aprender a gostar da textura das que são feitas com o agar-agar (em pó ou em flocos), ou as feitas com a gelatina de origem animal neutras (em pó ou em folhas).
    Para quem está habituado a uma gelatina "treme-treme transparente", tem que habituar o paladar e a vista para uma gelatina mais "compacta" e opaca, daí por vezes as pessoas não reagirem bem à primeira vez quando comem este tipo de gelatinas.
    De vez em quando costumo fazer para usar as frutas que tenho em casa, mas prefiro usar o agar-agar em pó que em flocos, ou as folhas de gelatina/gelatina em pó neutra. Em ambos os casos, há que respeitar as instruções das embalagens, pois uma tem o seu modo de preparação. Outras formas diferentes de "galatina" são os pudins de chia ou com as pérolas de tapioca, ficam com uma textura gelatinosa, mas possivelmente não agradarão a todos.
    Fico com a sugestão como lembrete para voltar a fazer a gelatina em casa, de forma a dar vazão à fruta da época.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir