Queques de Banana e Queijo


A combinação de banana e queijo ficou-me na cabeça desde que vi estes queques da Sofia Paixão. Tenho feito regularmente bolinhos, bolachas ou afins, em melhores versões, para as lancheiras dos miúdos. Fazer em casa é sempre melhor do que a maioria dos bolos e bolachas de compra, e podem congelar-se, tirando depois à medida das necessidades e colocando na lancheira. O facto de evitar ao máximo que comam versões altamente processadas de bolos e bolachas, e de evitar o açúcar, não quer dizer que não comem doces, ou que não têm direito a levar bolachas na lancheira. Tento fazer melhor escolhas por eles e fazer em casa é sempre uma boa solução.
Queques de banana são sempre bem vindos. Esta versão com queijo e farinha de arroz, é é igualmente deliciosa e os miúdos gostaram mesmo muito. Tanto que já me pediram para repetir!

Ingredientes para 12 queques:

50ml de azeite virgem extra
150ml de iogurte natural
2 ovos
180g de farinha de arroz
1 colher de chá de fermento em pó
80g de açúcar mascavado ou açúcar de coco + um pouco para polvilhar
2 bananas maduras + 1 banana para decorar
60g de queijo emmental ralado

Preparação:

Num processador ou robot de cozinha coloque todos os ingredientes e triture até obter uma massa homogénea.
Unte ligeiramente com azeite um tabuleiro de queques e distribua a massa pelos 12  buraquinhos não os enchendo em demasia.
Decore com uma fatia de banana e polvilhe com um pouco de açúcar.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até os queques estarem crescidos e dourados.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo16:25

    Os queques estão bem apetitosos!
    Apesar de ter visto em alguns livros de receitas (alguns antigos) e num encarte publicitário (numa Teleculinária dos anos 90), a utilização de queijo (sem ser mascarpone/queijo creme/quark) em preparações doces, nunca o experimentei em casa.
    Fiquei curiosa com a combinação, pois o leve sabor a noz deste queijo deve combinar com a doçura e aroma da banana.
    Para experimentar em breve, bem como ganhar coragem para "tirar a poeira" às receitas que lembro ter visto em casa (uma tarte/bolo de maçã com queijo flamengo - numa Teleculinária dos anos 90, e umas bolachas recheadas que levam queijo da ilha e ananás - do livro de bolachas/biscoitos do Chef Gilberto Costa).
    A ver se sai algo, pois tenho a "matéria-prima"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Excelente receita! Adoro o seu blog e amo como você faz essas receitas … sugiro que você veja esse arroz basmati, sei que você vai adorar.

    ResponderEliminar

Imprimir