Entremeada Assada com Molho de Groselhas e Vinho Tinto


Num destes dias, num zapping pelos canais de televisão, apanhei a Rachel Khoo, a fazer uma entremeada com groselhas. Para mim, foi quase um sinal, porque tinha entremeada para assar e umas groselhas congeladas desde o Natal, e portanto, a partir da receita dela, acabei a fazer a minha versão de entremeada. Juntei vinho tinto, apesar de na receita que apresentou a Rachel ter usado um vinho licoroso, e adaptei depois um pouco os acompanhamentos. Mas foi um delicioso almoço de domingo, e variei na forma mais habitual e convencional de fazer a minha entremeada assada.
Ingredientes para 4 pessoas:

1,5kg de entremeada para assar (peça inteira, com uns golpes no curato, que peço sempre no talho para fazerem!)
200g de groselhas
200ml de vinho tinto
sal e pimenta q.b.
1 cebola
4 colheres de sopa de mel

Preparação:

Comece por preparar a marinada. Junte as groselhas, o vinho tinto, o sal e a pimenta e o mel e envolva bem a entremeada nesta marinada. Coloque tudo num saco de congelação, carne e marinada, e deixe 12 a 24h, no frigorífico.
Ao fim desse tempo, descasque uma cebola e corte-as em meias luas, colocando-as no fundo de uma tabuleiro. Sobre a cebola coloque a carne, tempere-a com um pouco mais de sal e regue com a marinada.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas. Ao fim desse tempo, aumente a temperatura para 220ºC e deixe tostar a pele durante uns 10 a 15 minutos - vá vigiando.
Retire a carne e deixe repousar um pouco antes de cortar.
Sirva com uma salada fresca - eu servir com salada de cenoura e maçã ralada com passas e nozes, e uma salada de folhas verdes e molho de iogurte, bem como de um pouco dos sucos caramelizados de assar a carne.

Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir