Pastéis Crocantes de Ervilhas e Courgete



Gosto sempre destas receitas “crocantes” com legumes. Aqui em casa são sempre vencedoras na hora de escolher refeições sem carne nem peixe e todos comem sem refilar. Juntei as ervilhas que são adoradas pelos meus 3 filhos, mas podem variar com qualquer outros legumes que tenham em casa. Cenoura, alho francês, couve e até tirinhas de pimento resultam bem alem da courgete e das ervilhas.

Estas pastelinhos, como são preparados com massa filo, só têm uma coisa menos a favor. São para comer assim que estação prontos e não são uma receita muito boa para guardar para o dia seguinte! Mas espero que gostem!

Bom fim de semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 folhas de massa filo

1 cebola grande

sal e pimenta

2 colheres de sopa de azeite

300g de courgete

250g de ervilhas

caril ou curcuma em pó

Preparação:


Pique a cebola e rale a courgete.

Leve ao lume uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e deixe alourar um pouco. Acrescente depois a courgete e as ervilhas, tempere de sal, pimenta e com a curcuma ou caril e deixe cozinhar. A mistura não deverá ter líquido. Deixe arrefecer completamente.

Sobre cada uma das folhas de massa filo divida o recheio de ervilhas e courgete. Dobre as pontas para dentro e enrole, como se fosse um crepe. Coloque num tabuleiro forrado e pincele com o restante azeite.

Leve a forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação cerca de 20 minutos, ou até que a massa esteja dourada e crocante.

Sirva com arroz basmati soltinho. 


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir