Tortilha de Aproveitamento de Batatas



A quem é que nunca sobraram batatas cozidas ou assadas? Aqui em casa, vai acontecendo, principalmente nesta altura do ano, em que fazemos mais vezes peixe na brasa e sardinhas assadas, e depois há sempre quem prefira o pão às batatas.

Das várias maneiras como as aproveito, gosto de fazer esta “tortilha”, que é uma espécie de pastelão, mas que é óptimo para um dos nossos jantares de petiscos de fim de semana e que dá sempre resposta ao não desperdiçar nada! E assim, para além de sopa ou de apenas “fritar” as batatas, há esta solução deliciosa!



Ingredientes para 1 tortilha:


350g de sobras de batatas cozinhadas (cozidas ou assadas)

1 cebola grande

2 dentes de alho

azeite q.b.

4 ovos

sal q.b.


Preparação:


Corte as batatas em cubos mais ou menos do mesmo tamanho.

Leve ao lume uma figideira (20cm de diâmetro) com cerca de 1 colher de sopa de azeite e adicione a cebola e o alho picado. Deixe refogar um pouco e junte depois as batatas aos cubos e deixe alourar um pouco. Bata depois os 4 ovos e tempere-os a gosto com sal e pimenta e verta sobre as batatas. Reduza o lume e vá "arredondando" os lados da frigideira com uma colher de pau.

Tape com uma tampa d e deixe cozinhar, tendocuidado para não queimar e até não ver ovo líquido à superfície.

Com a ajuda de um prato volte a tortilha e coza do outro lado até estar perfeitamente cozinhada e compacta.

Coloque a tortilha num prato e sirva, fria ou quente, cortada em quadrados.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Belíssima sugestão nem calcula o que desperdiço de sobras de batata por não saber o que lhes fazer... :((

    ResponderEliminar
  2. Nice & Informative Blog! If you are looking for the best lawyer to perform Tatkal Marriage in Bijnor , Rajput & Legal Law Firm is the right place for you. Just call us on +91-9613134200 & solve any query related to court Marriage & marriage registration in Bijnor in less time. Our expert lawyer team makes sure to give you a reliable marriage certificate for same-day court marriage at an economized rate.

    ResponderEliminar

Imprimir